Sesimbra inaugurou Parque Augusto Pólvora na Maçã

Parque Augusto Pólvora já foi inaugurado e está aberto ao público

Centenas de munícipes, membros dos órgãos autárquicos de Sesimbra e representantes de entidades locais marcaram presença na cerimónia de inauguração do Parque Augusto Pólvora, na freguesia do Castelo. Felícia Costa, presidente da Câmara Municipal, enalteceu o contributo de Augusto Pólvora na criação do novo espaço de lazer. "Este equipamento foi idealizado por Augusto Pólvora, um homem de grande capacidade de trabalho, inteligência e tenacidade, que ficará para sempre no nosso coração, na nossa memória e na história de Sesimbra", sublinhou a autarca. 

Parque foi inaugurado esta sexta-feira 

A placa evocativa foi descerrada por Felícia Costa, presidente da Câmara de Sesimbra, Odete Graça, presidente da Assembleia Municipal de Sesimbra, e Teresa Pólvora, viúva de Augusto Pólvora.
Nas intervenções que se seguiram, Odete Graça, presidente da Assembleia Municipal, lembrou a história do espaço onde foi construído o parque e agradeceu a todos os que se envolveram na sua construção, desde quem planeou a quem esteve no terreno, a cada momento, a trabalhar para que o Parque seja uma realidade. "É um espaço de liberdade, de vida, de prazer e de alegria, e que simboliza o carinho, a visão e o pensamento de Augusto Pólvora".
Felícia Costa, presidente da Câmara Municipal, enalteceu o contributo de Augusto Pólvora na criação do novo espaço de lazer. "Este equipamento foi idealizado por Augusto Pólvora, um homem de grande capacidade de trabalho, inteligência e tenacidade, que ficará para sempre no nosso coração, na nossa memória e na história de Sesimbra", sublinhou a autarca, que agradeceu o trabalho e a dedicação de todos quantos se empenharam na construção do parque, "que muitas vezes se envolveram de uma forma quase pessoal", explicou a presidente da autarquia.
Diana Sargedas, filha de Augusto Pólvora, usou da palavra, em representação de toda a família, para agradecer a homenagem: "Este é um parque amplo e alegre, bem à imagem e medida de Augusto Pólvora, que se sentia realizado a cada conquista pela sua terra. Muito obrigado pelo vosso reconhecimento e por esta homenagem".

Um parque com inúmeras atividadess na Maçã 
Parque vai ser um dos mais procurados no concelho 
Após o momento solene foi efetuada uma visita guiada ao parque, com o objetivo de dar a conhecer os vários equipamentos e espaços que poderão ser usufruídos gratuitamente por todos.
A atribuição do nome de Augusto Pólvora a este parque tem um enorme significado, visto que é a primeira homenagem da autarquia ao presidente da Câmara Municipal de Sesimbra, falecido no início de Julho, aos 57 anos. Augusto Pólvora foi um dos principais impulsionadores deste projeto, que surge num terreno municipal, na Maçã, onde anteriormente existiu um parque de campismo em regime de concessão.
O parque tem 5,5 hectares, zonas relvadas com sombras, parque infantil, um Skate Parque, zona de fitness com uma estação de workout, um EcoParque com materiais naturais, da região, que pretendem que as crianças tomem contacto com as texturas e formas da natureza, e um espaço de apoio a atividades de ar livre, sobretudo BTT e trail, duas modalidades que têm tido um enorme crescimento no concelho de Sesimbra devido às suas condições naturais.
Este espaço, denominado de EcoTrilhos, terá informação sobre o território, balneários e uma zona de lavagem de bicicletas. Para promover o encontro e convívio, o parque terá duas zonas de piqueniques equipadas com mesas e churrasqueiras. Haverá também uma área destinada a feiras temáticas que é mais uma forma da Câmara Municipal apoiar a economia local e os pequenos produtores e artesãos.

Fim de semana preenchido com muitas atividades

Nos dias 29 e 30 de Julho, sábado e domingo, o parque ofereceu um conjunto de atividades promovidas pela Câmara de Sesimbra e pela Junta de Freguesia do Castelo, em colaboração com diversas entidades. Estas iniciativas, que decorreram no âmbito da inauguração deste novo espaço de lazer, gratuitas e abertas ao público em geral, incluíram aulas de zumba e yoga, hora do conto, música, dança, jogos tradicionais, pinturas faciais, modelagem de balões e insufláveis. A par destes atrativos houve também uma feira de artesanato.

Agência de Notícias com Câmara de Sesimbra 
Leia outras notícias do dia em 

Comentários