Palmela prepara-se para celebrar as Vindimas

Cultura da vinha e do vinho em celebração cultural

A Câmara de Palmela espera “muitos milhares de visitantes” na 55ª edição da Festa das Vindimas, que vai realizar-se entre os dias 31 de Agosto e 5 de Setembro. Cuca Roseta, Amor Electro e Quim Barreiros são alguns dos nomes que compõem o cartaz musical do certame. O evento vai contar com momentos tão marcantes e tradicionais como a eleição da Rainha das Vindimas, o Cortejo dos Camponeses, a Pisa da Uva e a Bênção do 1.º Mosto e os Cortejos alegóricos diurno e nocturno. A Festa das Vindimas aposta ainda na gastronomia e nos produtos locais, bem como no desporto, na cultura e na animação infantil. O certame é organizado pela Associação de Festas de Palmela – Festa das Vindimas, com o apoio da Câmara  de Palmela.
Festa das Vindimas começa sempre com eleição da Rainha 

Para muitos a última quarta-feira do mês de Agosto representa o início da Festa da Vindimas. Em nome da vinha, do vinho, da uva e, sobretudo, em nome, de uma Palmela com tradição e dos homens e das mulheres que fazem a vindimas por essas vinhas a perderem de vista.
Hoje em dia, as Festas das Vindimas, são um evento que leva até à vila peregrinações de gente de todos os lados do País.

Este ano, a 55.ª edição está marcada entre 31 de Agosto e 5 de setembro. Aliás, ainda no dia 30 é eleita a rainha das Vindimas. Em nome deste emaranhado de coisas e sentimentos, a eleição da Rainha das Vindimas é, desde os primeiros tempos das festas imaginadas por Álvaro Cardoso e Jacinto Pereira, o momento mais alto da “cultura palmelense”. Maria Angelina Rodrigues abriu a galeria mágica das rainhas em 1963. Depois dela a galeria foi crescendo e as meninas de Palmela e tudo há volta trazem nos sonhos e nos olhos a “secreta esperança” de serem, por um ano, a Rainha das Vindimas.
A partir daí, são seis dias de festa, 24 horas por dia. A organização espera este ano muitos milhares de visitantes, que, todos os anos animam “esta celebração da cultura da vinha e do vinho, fortemente enraizada nesta região”.
A Eleição da Rainha das Vindimas, da Pisa da Uva e Bênção do 1º Mosto, do Cortejo dos Camponeses, dos Cortejos Alegóricos e do Espetáculo Pirotécnico no Castelo, são alguns dos momentos mais simbólicos desta festa, que se orgulha de conjugar "tradição e modernidade".
Um dos locais mais apetecíveis do recinto será o espaço Adegas Wine Lounge, no Largo de S. João, onde os visitantes podem provar e adquirir os melhores vinhos produzidos pelas várias adegas da região. Ao início da tarde de domingo, às 16 horas, neste local, a Associação de Municípios Portugueses do Vinho apresenta o livro “Territórios Vinhateiros de Portugal” e terá lugar, também, a entrega de prémios do Concurso Internacional de Vinhos “La Selezione del Sindaco” 2017, onde os vinhos de Palmela voltaram a estar em destaque, sendo o município português mais medalhado.

Amor Electro, Cuca Roseta, Quim Barreiros e Átoa em Palmela 

O Largo de São João enche-se de barraquinhas de moscatel, há vários palcos espalhados pela zona, DJ’s, pisa da uva, cortejos, largada de touros e venda de roupa, calçado e acessórios. As festas terminam com o já tradicional fogo de artifício, que este ano tem um simulacro de incêndio no Castelo de Palmela.
O programa completo ainda não está fechado, mas os artistas principais já foram divulgados. A 31 de Agosto sobe ao palco Amor Electro e no dia seguinte é a vez de Diana Lima, Mishlawi e David Antunes animarem os presentes. No sábado, 2 de Setembro, Cuca Roseta dá um concerto, seguindo-se de Quim Barreiros no domingo. Já no penúltimo dia das Festas, 4, os Átoa vão cantar. Para encerrar o evento, a 5 de Setembro, a organização convocou os Fado Lelé e Miguel Azevedo.

Comentários