Festa cumpre tradição marítima entre Tróia e Setúbal

Festas de Nossa Senhora do Rosário de Tróia de 12 a 14 de Agosto 

Um concurso de barcos engalanados, um círio fluvial a ligar as duas margens do rio Sado e noites com animação marcam as Festas de Nossa Senhora do Rosário de Tróia, que decorrem entre os dias 12 e 14 de Agosto, em Tróia e em Setúbal. As festas anuais que ligam as duas margens do Sado, organizadas por uma comissão própria, com diversos apoios, incluindo os da Câmara de Setúbal, Junta de freguesia de São Sebastião e União de Freguesias de Setúbal, são antecedidas de um tríduo em honra de Nossa Senhora do Rosário de Tróia, nos dias 9, 10 e 11 deste Mês, às 21h30, na Igreja de São Sebastião, em Setúbal.
Festa religiosa une as duas margens do Sado

Os festejos começam a 12 de Agosto, com uma alvorada em Setúbal, às oito da manhã, e, da parte da tarde, com início às 15 horas, decorre uma missa por alma dos marítimos falecidos, na Igreja de São Sebastião.
Por volta das 15h50, a procissão sai da igreja para transporte fluvial da imagem da Senhora do Rosário para a capela na Península de Tróia, com acompanhamento da banda da Sociedade Musical Capricho Setubalense e da Banda Musical Charanga de Sarilhos Grandes.
A fechar o dia, às 21h30, já em Tróia, onde os participantes permanecem no tradicional acampamento na Caldeira até 14 de agosto, acontece uma procissão de velas pela praia, a que se segue um baile e arraial animado por João Tendeiro.
O início do dia seguinte, 13 de Agosto, é, uma vez mais, marcado com uma alvorada, às oito horas. Às 10h30, celebra-se uma missa, seguida de nova procissão pelo areal, acompanhada pela Banda Musical Charanga de Sarilhos Grandes.
A partir das 16 horas, estão previstos divertimentos na praia e, uma hora mais tarde, decorre o habitual concurso de barcos engalanados. À noite, a partir das 22 horas, é a vez de Fátima Dias animar o arraial e o baile na praia, enquanto à meia-noite há um espetáculo de fogo de artifício.
O dia 14, de encerramento das festividades de Nossa Senhora do Rosário de Tróia, começa com uma missa por alma dos marítimos falecidos e seus familiares, às 10 horas. A partir das 11 da manhã, há divertimentos na praia e, às 11h30, são entregues os prémios aos vencedores do concurso de barcos engalanados.
O tradicional retorno de Tróia a Setúbal, em círio com dezenas de embarcações engalanadas, com partida prevista para as 17h45, constitui o ponto alto das festividades em honra dos marítimos.

Agência de Notícias com Câmara de Setúbal

Comentários