Sesimbra inaugura Parque Augusto Pólvora sexta-feira

Câmara dá o nome do ex-presidente a um parque municipal 

O Parque Augusto Pólvora, na Maçã, em Sesimbra, é inaugurado no dia 28 de Julho, às 10.h30,  pela presidente da Câmara Municipal, Felícia Costa. Este espaço verde, com cerca de 5,5 hectares, surgiu num terreno municipal que esteve vários anos concessionado como parque de campismo. Terminado o período de concessão, a Câmara de Sesimbra decidiu transformar o recinto num espaço de recreio, convívio e lazer e disponibilizá-lo ao público, aproveitando a sua excelente localização, junto a várias escolas e com uma vista privilegiada para a Serra da Arrábida.  "A atribuição do nome do presidente da Câmara, Augusto Pólvora, que nos deixou recentemente, a este espaço verde foi uma justa homenagem àquele que foi o grande impulsionador deste projeto", diz a autarquia em comunicado. 
Parque Augusto Pólvora é inaugurado no dia 28 de Julho

O parque é composto por zonas de descanso, contemplação e lazer, ligadas por um percurso pedonal acompanhado por bancos, iluminação, pontos de água e sanitários. Para além disso, "tem um conjunto de equipamentos com várias finalidades, que diversificam a oferta e vão atrair públicos com interesses muito distintos", explica a autarquia.
Pela sua forma e dimensão, destaca-se o Skate Parque, que está ao nível dos melhores de Portugal, e que vai colocar Sesimbra na rota desta popular modalidade. Na mesma zona existe um centro de apoio a atividades de ar livre, denominado de Ecotrilhos, que é outra das novidades do Parque. "Trata-se de uma instalação que pretende dar apoio, sobretudo, a praticantes de trail e bicicletas de todo o terreno (BTT), duas atividades que nos últimos anos têm tido uma enorme procura no concelho, devido às condições naturais para a sua prática", diz a Câmara de Sesimbra. 
O EcoTrilhos disponibilizará informação, balneários e um ponto de lavagem de bicicletas.
O antigo polidesportivo existente no Parque foi também renovado e tem excelentes condições para a prática de atividades desportivas, como futebol ou basquetebol. A estação fitness é outro dos pontos que sobressai no espaço, pela sua dimensão e polivalência. Trata-se de uma estrutura bastante completa que permite desenvolver uma série de exercícios, e que vai contribuir para o incentivo da atividade física.

Espaço para feiras temáticas 
Para os mais novos, o espaço conta com um parque infantil, criado com motivos marítimos e um EcoParque, construído com diversos materiais naturais da região, que pretendem estimular as crianças e jovens para as formas e texturas da natureza.
A vertente de encontro e convívio foi um dos pressupostos do Parque, e como tal existem duas zonas de piquenique com mesas, churrasqueiras e pontos de água que podem ser usadas pelo público. Haverá ainda um espaço preparado para receber feiras temáticas, que será mais uma forma da autarquia apoiar a economia local. 
"De referir que no local estará instalado o serviço de espaços verdes da autarquia, o que permitirá fazer uma correta gestão do recinto e zelar pela sua segurança", conta a autarquia.
O parque vai funcionar entre as 7 e as 22 horas no período de verão, e entre as 7 e as 20 horas durante o inverno. Nalguns períodos poderá haver necessidade de encerrar temporariamente o recinto para trabalhos de manutenção. A entrada é gratuita.

Fim de semana com muitas atividades
O Parque Augusto Pólvora, na Maçã, vai receber nos dias 29 e 30 de Julho, sábado e domingo, um conjunto de atividades promovidas pela Câmara Municipal e pela Junta de Freguesia do Castelo, em colaboração com diversas entidades.
Estas iniciativas, que decorrem no âmbito da inauguração deste novo espaço de lazer, são gratuitas e abertas ao público em geral, e incluem aulas de zumba e yoga, hora do conto, música, dança, jogos tradicionais, pinturas faciais, modelagem de balões e insufláveis.
A par destes atrativos haverá também uma feira de artesanato.

Agência de Notícias com Câmara de Sesimbra 
Leia outras notícias do dia em 




Comentários