Obra de Bual sobre agricultura em Pegões

Câmara do Montijo leva peça escultórica de Bual para Pegões

O dia 8 de Julho ficou marcado pela cerimónia que assinalou a conservação e a nova localização da peça escultórica “Homenagem à Agricultura”, da autoria do mestre Artur Bual, em Pegões (junto à sede da União de Freguesias) que contou com a presença da filha, genro e neta do artista. Nuno Canta salientou que a escultura desenvolveu-se durante o ano de 2017 “com a ajuda da família Bual e do Ministério da Agricultura, correspondendo, esta, a um sonho da freguesia de Pegões e a uma vontade política do município do Montijo no sentido de valorizar o património artístico concelhio”, sublinhou o presidente  da Câmara do Montijo.  
Pegões recebeu peça do artista Artur Bual 

A “Homenagem à Agricultura” é um conjunto de peças soltas e de máquinas agrícolas que tinham cumprido já a sua função e despertaram o interesse do artista. A escultura é parte integrante do património cultural do nosso concelho, ligando para sempre o seu autor, Artur Bual, à história do Montijo, mais precisamente a Pegões.
“Decorridos 50 anos sobre a inauguração da autoria do artista plástico Artur Bual aqui estamos hoje, com a presença dos seus familiares, autarcas e povo de Pegões a inaugurar a nova localização em espaço público de uma escultura fundamental na compreensão da nossa identidade colectiva” referiu o presidente da Câmara  do Montijo, Nuno Canta na cerimónia.
O presidente da autarquia salientou que a obra da valorização da escultura desenvolveu-se durante o ano de 2017 “com a ajuda da família Bual e do Ministério da Agricultura, correspondendo, esta, a um sonho da freguesia de Pegões e a uma vontade política do município do Montijo no sentido de valorizar o património artístico concelhio”.
Recorde-se Artur Bual é essencialmente reconhecido como o expoente máximo da pintura gestual abstrata portuguesa. Foi como funcionário da Junta de Colonização Interna que criou um conjunto de obras públicas no domínio da pintura, sendo esta monumental escultura a sua estreia na área tridimensional.

Agência de Notícias com Câmara do Montijo 

Comentários