Montijo reabilita Ermida de Santo António

Cidade ganha novo equipamento cultural já este sábado 

A Câmara do Montijo anunciou que vai proceder à inauguração da reabilitação e restauro da Ermida de Santo António, localizada na Quinta do Pátio d’ Água, no próximo sábado, 24 de Junho, pelas 16 horas.  “Além da bênção da Ermida e das intervenções oficiais, o evento vai contar com a actuação de um Sexteto de Cordas da Orquestra Metropolitana de Lisboa, no Salão Nobre da Junta de Freguesia da União das Freguesias de Montijo e Afonsoeiro”, revelou a autarquia.

Ermida de Santo António é inaugurada este sábado 

A Ermida de Santo António, cujas origens remontam ao século XVI, “foi alvo de uma profunda obra de reabilitação e restauro, num investimento total de 189 mil e 800 euros, com financiamento contratualizado no âmbito do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano/Programa Operacional de Lisboa 2020”, explica a Câmara do Montijo.
Ainda de acordo com a autarquia, “foram realizados trabalhos de construção civil no interior e no exterior do imóvel para resolução das patologias que comprometiam o seu estado de conservação e durabilidade”.
O município lembra também que foi restaurado o conjunto de vitrais pela Oficina Ricardo Leone, de Lisboa, e restaurados os silhares de azulejos setecentistas remanescentes do terramoto de 1755, bem como os elementos em talha dourada.
“Preparada que foi a base necessária para a colocação de um novo pavimento, foi instalado o pavimento final ‘Chão Comum’, simultaneamente objecto funcional e obra de arte, da autoria da conceituada artista montijense Fernanda Fragateiro”, sublinha a autarquia.
Pela sua notável riqueza patrimonial e artística, "este novo espaço destinado à realização de eventos culturais será mais um polo de atracão para a cidade", realça a Câmara do Montijo.

Agência de Notícias com Câmara do Montijo

Comentários