Festa de Alcácer do Sal arranca esta sexta-feira

Tony Carreira e D.A.M.A. na Feira de Turismo e das Atividades Económicas 

A Feira de Turismo e das Atividades Económicas de Alcácer do Sal (PIMEL), no distrito de Setúbal, abre as portas esta sexta-feira com 120 expositores e entradas gratuitas. Exposição de gado e de máquinas agrícolas, demonstrações de culinária, concursos de doçaria, de mel e petiscos, provas de vinho, atividades desportivas, música, um espaço infantil, animação de rua e uma corrida de toiros compõem o programa do certame, que decorre até domingo, com um cartaz de luxo que inclui Tony Carreira, D.A.M.A., Fábia Rebordão e Virgul.

Alcácer do Sal vai receber milhares de pessoas este fim de semana 

Com 120 expositores, mais 20 do que no ano passado, a 27.ª edição da PIMEL "está a crescer", disse à agência Lusa o presidente da Câmara de Alcácer do Sal, Vítor Proença.
"A PIMEL 2017 vai voltar a crescer, isso é o dado mais significativo e nós testemunhamos esse facto pelo interesse que há por parte dos expositores, teremos muito mais expositores", afirmou o autarca.
Das atividades económicas do concelho alentejano a agricultura é a que se destaca, em particular a produção de arroz, embora estejam também a surgir novas culturas.
"A agricultura é a principal atividade", com o arroz de Alcácer do Sal "a representar 30 por cento" da produção nacional, mas, segundo o autarca, têm também surgido novas produções, com "cerca de 15 investimentos agroalimentares em áreas diversas, como [o cultivo de] hortícolas, frutos vermelhos, pêra-abacate, mirtilos, bróculos e batata-doce".
Com entradas gratuitas, Vítor Proença tem dificuldade em afirmar "com rigor" o número de visitantes de outras edições e de estimar as previstas para este ano, mas disse acreditar que estão reunidos "todos os ingredientes para um grande evento, uma PIMEL, talvez a maior de todas que já ocorreram".

Tony Carreira sobe ao palco no sábado 
"Já há muito tempo que o alojamento está esgotado, as empresas da restauração e as associações têm resultados muito positivos na altura da PIMEL", disse o autarca, aproveitando para destacar a restauração, o rio Sado e o património histórico de Alcácer do Sal como outros motivos para visitar o concelho.
"Sentir Alcácer" é o mote da 27.ª PIMEL, que abre portas às 15 horas de sexta-feira, embora a inauguração oficial esteja agendada para as 18 horas, no pavilhão Gracieta Baião.
A programação musical começa na noite de sexta-feira, com a fadista Fábia Rebordão, às 22 horas, seguida de Virgul, às 24 horas.  Tony Carreira sobe ao palco na noite de sábado, às 22h30, e os D.A.M.A. atuam no domingo à mesma hora.
O certame, promovido pelo município, pela Caixa de Crédito Agrícola Mútuo de Alcácer do Sal e Montemor-o-Novo e pela Associação dos Agricultores de Alcácer conta ainda com a participação de grupos corais, uma demonstração de equitação e um colóquio sobre "Agricultura Inteligente: campos de inovação e empreendedorismo".
Consulte aqui o programa da 27.ª edição da PIMEL

Agência de Notícias com Lusa 

Comentários