Alcochete vai requalifficar a Rua do Láparo

Requalificação da rua do Láparo em fase de concurso

A requalificação da rua do Láparo em Alcochete está em fase de concurso, prevendo-se que as obras se iniciem no último trimestre deste ano. Esta é uma intervenção considerada fundamental na rede viária de acesso à vila e está orçamentada em  cerca de 840 mil euros. “Trata-se de uma obra da mais fundamental importância, até porque nos últimos anos, a Rua do Láparo em função da não conclusão da variante tem funcionado como uma via privilegiada de acesso e saída da vila de Alcochete”, explicou o presidente da Câmara Municipal, Luís Miguel Franco. 
Rua do Láparo vai ser renovada e requalificada 


O traçado da rua do Láparo tem o seu início no entroncamento com a avenida Sociedade Imparcial 15 de Janeiro de 1898 e termina na rotunda da Baluarte (área industrial do Batel) e será, diz a autarquia de Alcochete, "requalificado com reperfilamento da via e a criação de uma ciclovia e pedovia para permitir a circulação ciclável e pedonal ao longo do seu percurso". 
“Para além da questão da ecovia, a preocupação da câmara municipal teve que ver com a delimitação da faixa de rodagem com um perfil que não permita velocidades excessivas naquela via que se pretende que, para além da circulação automóvel, permita também alguma ludicidade para quem naquela área reside ou para quem para aquela área se dirija”, adiantou Luís Miguel Franco.
A faixa de rodagem terá uma largura de 6 metros (m) e a ciclovia e pedovia terão uma largura total de 2,80m. No lado oposto, na zona edificada, prevê-se "a execução de um passeio e alguns dos entroncamentos com a rua do Láparo serão igualmente reformulados, assim como a rotunda da Baluarte. Está ainda prevista a criação de um novo entroncamento com vista à futura ligação à rua dos Abacaxis", explica fonte da Câmara. 
A colocação de mobiliário, papeleiras e estacionamento de bicicletas, associado à via pedonal e ciclável, tem também um papel fundamental na intervenção garantindo a funcionalidade logística e o correto usufruto do espaço.
Para além destas ações de requalificação, a intervenção neste arruamento vai permitir também "infraestruturar toda a área ao nível do subsolo no que respeita às redes de drenagem de águas pluviais, águas residuais e de abastecimento de água, acrescendo também remodelações nas redes de iluminação pública e de telecomunicações", conclui a autarquia ribeirinha.

Agência de Notícias com Câmara de Alcochete

Comentários