Sesimbra vai ouvir os munícipes até Maio

Opções Participadas começam no dia 8 de Abril

No dia 8 de Abril começam as Opções Participadas 2017, um projeto de democracia participativa dinamizado pela Câmara de Sesimbra há mais de uma década. O procedimento é semelhante ao dos anos anteriores, com seis foros territoriais, que decorrem até 6 de Maio, às 17h30 horas, mas este ano três deles realizam-se à sexta-feira, e os restantes ao sábado. As reuniões com a população decorrem em Alfarim, Zambujal, Sampaio, Cotovia, Sesimbra e Quinta do Conde.  Nos dias dos foros, antes da reunião com a população, os vereadores e os técnicos vão "continuar a visitar as localidades abrangidas, para analisar problemas já conhecidos e falar com os munícipes, a fim de tomarem conhecimento de situações que existam com vista à sua resolução", explica a autarquia em comunicado.
Câmara de Sesimbra vai avançar com as Opções Participadas 

Tal como em 2016, a autarquia de Sesimbra volta a reservar 300 mil euros para propostas apresentadas pela população nos foros territoriais, verba que será dividida pelas três freguesias, em função do número de eleitores, que têm um peso de 85 por cento, ou 255 mil euros, e da área do território, que representa 15 por cento, ou 45 mil euros.
As Opções Participadas 2017 contam ainda com 50 mil euros para projetos votados exclusivamente online, entre 10 de Abril e 31 de Maio, por qualquer munícipe, associação ou grupo de munícipes.
Os orçamentos participativos iniciaram-se em Sesimbra em 2006. Posteriormente, a designação passou a ser Opções Participadas, que decorreram ininterruptamente até 2013. Durante esses oito anos foram muitas as intervenções que se verificaram por sugestão dos munícipes.
"Em 2016 o projeto foi retomado noutros moldes, mas sempre com o mesmo propósito de aprofundar ainda mais a relação do executivo municipal com os munícipes e incentivando-os a participar na vida do concelho", conta a autarquia.

Propostas para votação online
As Opções Participadas para 2017 contemplam uma verba de 50 mil euros para projetos votados exclusivamente online em www.cm-sesimbra.pt/p/op2017. Estas propostas podem ser apresentadas entre 10 de Abril e 31 de Maio através do e-mail op@cm-sesimbra.pt, correio ou nos Balcões Únicos de Serviços. Devem ser devidamente fundamentadas, quanto ao seu impacto no concelho, conter estimativa de custo e programa de execução, servir o interesse público, valorizar e promover a qualidade de vida no concelho.
Após análise, entre 1 e 16 de Junho, inicia-se então a votação online de todas as propostas válidas, na página do município, durante todo o mês de Julho. A proposta ou propostas vencedoras serão anunciadas em Agosto, encerrando-se assim o processo de escolha e iniciando-se o procedimento para a sua execução.

Programa
ABRIL
dia 8 | sáb | 17.30h
Foro Local da Azoia, Meco, Fetais,
Alfarim, Lagoa, Caixas, Fornos,
Torrões e Pinheirinhos
Grupo Desportivo de Alfarim

dia 21 | sex | 17.30h
Foro Local de Aiana, Zambujal, Casal
das Figueiras e Pinhal do Cabedal
Associação de Cultura e Recreio União
Trabalhadora Zambujalense

dia 28 | sex | 17.30h
Foro Local de Santana, Quintola,
Facho de Santana, Corredoura,
Almoinha, Pinhal de Cima, Quintinha,
Fonte de Sesimbra, Casalão, Assenta,
Palames, Boiças e Alfarrobeira
Moagem de Sampaio

dia 29 | sáb | 17.30h
Foro Local da Cotovia, Charneca,
Venda Nova, Faúlha, Maçã, Sampaio,
Aldeamento Pé da Serra, Pocinho
da Maçã, Pedreiras, Carrasqueira,
Parral e Alto das Vinhas
Associação Cultural
e Desportiva da Cotovia

MAIO
dia 5 | sex | 17.30h
Foro Local de Sesimbra
Sociedade Musical Sesimbrense

dia 6 | sáb | 17.30h
Foro Local da Quinta do Conde,
Boa Água, Pinhal do General,
Casal do Sapo, Fontainhas
e Quinta do Peru
União Desportiva e Recreativa
da Quinta do Conde, Conde 1

Agência de Notícias com Câmara de Sesimbra
Leia outras notícias do dia em 

Comentários