Crianças do Barreiro aprendem a preservar a água

“É um bem que vale ouro porque é essencial à vida”

Cerca de 700 alunos do pré-escolar do Concelho do Barreiro assumiram, com a vereadora Sofia Martins, responsável pelo Departamento de Águas e Resíduos da Câmara do Barreiro, o seguinte compromisso: “Nós somos guardiões da água e não vamos deixar que outros façam mal ao nosso bem mais precioso que é a água”. Sofia Martins deu as boas-vindas aos alunos e salientou a importância da água. “É um bem que vale ouro porque é essencial à vida”, referiu a autarca, ensinado aos alunos algumas dicas para poupar água.
Alunos do Barreiro assumem compromisso de preservar água 

O Largo do Mercado Municipal 1º de Maio encheu-se de música, alegria e animação com a iniciativa “Guardiões da Água”. Esta iniciativa, inserida nas comemorações dos 80 anos do abastecimento público de água no Barreiro realizou-se precisamente no dia em que, há 80 anos, no dia 7 de Abril de 1937, entrou em funcionamento este serviço, com origem em Coina.
Três anos depois, em 1940, o abastecimento de água chega a Palhais e ao Lavradio e, em 1945, a Santo António da Charneca. Em 1960 chega a Coina. Em 1985 atingem-se os 100% de cobertura da rede de abastecimento de água e até hoje não mais se deixaria de caminhar para atingir excelentes valores de garantia de qualidade.
“Guardiões da Água” é um projecto da autarquia dirigido ao Pré–Escolar, que pretende sensibilizar as crianças para os deveres de cidadania que todos devemos ter com a Água, um recurso essencial à vida de todos.
Um técnico do município fez, nas salas do pré-escolar, uma apresentação do tema de modo a que as crianças entendam a importância da água, como bem público e essencial para todos, que é preciso proteger. A cada criança foi oferecida uma t-shirt com o logótipo dos Guardiões da Água, sendo que todos a usaram no dia 7 de Abril, na festa conjunta, no largo do Mercado 1º Maio, que contou com uma mega-aula de ginástica, insufláveis, animação pela Companhia XPTO, entre outras actividades.
Participaram na iniciativa alunos dos Jardins-de-Infância “O Comboio”, “Voz do Operário”, “Os Reguilas”, “Catica”, “CASP”, “Cantinho Alegre da Infância”, Bairro 25 de Abril, Telha Nova 1 e “O Início”.

Comemorações dos 80 anos do abastecimento público de água no Barreiro
Em 2017, o Barreiro comemora os 80 anos do abastecimento público de água. Num dos maiores lençóis aquíferos da Península Ibérica, cujas águas representam uma excelente qualidade, foi em abril de 1937 que se iniciou o abastecimento público domiciliário de água no Concelho do Barreiro. Foi e é um serviço pensado para servir a população e que contribuiu, ao longo dos anos, para a melhoria da qualidade de vida dos barreirenses.
Desde o início do ano letivo, a autarquia tem vindo a promover, em conjunto com a comunidade educativa, diversas iniciativas de sensibilização e informação acerca deste tema.
No âmbito das iniciativas culturais, a Autarquia tem convidado diversas entidades a integrarem e a desenvolverem projetos relativos aos 80 anos de água pública no Barreiro e à importância da sua preservação.
São várias as atividades programadas, das quais se destaca, no dia 22 de abril, pelas 16 horas, no Espaço Memória, a inauguração da Exposição ‘80 anos do abastecimento público de água”.
Consulte aqui o programa completo da comemoração dos 80 anos do abastecimento público de água.

Agência de Notícias com Câmara do Barreiro 

Comentários