Encontro de Empresárias de Sesimbra reuniu 50 mulheres

"Nem sempre é fácil equilibrar a carreira profissional e a maternidade" 

Cerca de cinquenta mulheres, de várias idades e setores de atividade, participaram no II Encontro de Empresárias do Concelho de Sesimbra. A iniciativa, que decorreu no Auditório Conde de Ferreira, contou com a presença de Felícia Costa, vice-presidente da autarquia, e de Odete Graça, presidente da Assembleia Municipal de Sesimbra. O equilíbrio entre a vida profissional e familiar, a maternidade, a igualdade de oportunidades ou a formação foram alguns dos assuntos debatidos neste encontro, organizado pelo Gabinete de Apoio ao Empresário, no âmbito das comemorações do Dia Internacional da Mulher.
Empresárias do concelho trocaram ideias sobre o papel da mulher 


"Nem sempre é fácil equilibrar a carreira profissional e a maternidade, e muitas de nós sentem que lhes é exigido ser tudo - boa mãe, boa profissional, boa parceira, boa dona de casa e efetivamente temos de nos desdobrar em vários papéis. Por isso deixo a minha palavra de apreço e admiração a cada uma pelo empenho e dedicação, porque estão aqui mulheres de sucesso no campo profissional, que sei que também o são como mães e companheiras", começou por dizer Felícia Costa.
Odete Graça fez questão de lembrar que, apesar dos princípios que regem a Constituição da República Portuguesa, ainda existe discriminação em certos cargos.
"Há dados e estudos que comprovam que há mais mulheres licenciadas, com mestrados e doutoramentos, e que elas são mais bem-sucedidas na área da formação, contudo a igualdade de oportunidades entre raparigas e rapazes é díspar. Em determinados cargos e lugares de chefia continua-se a escolher o homem porque, por exemplo, não pode ter filhos", referiu a presidente da Assembleia Municipal de Sesimbra.

Agência de Notícias com Câmara de Sesimbra 


Comentários