Voluntários recolhem uma tonelada de lixo em Setúbal

“Mariscar Sem Lixo” decorreu na margem norte do Sado 

Mais de 600 voluntários recolheram 1230 quilos de lixo numa campanha de sensibilização e limpeza que decorreu no sábado na margem norte do estuário do Sado, junto à zona industrial da Mitrena, em Setúbal, anunciou esta segunda-feira a Ocean Alive.

Voluntários retiram mais de uma tonelada de lixo do Rio Sado 

A iniciativa, promovida pela Ocean Alive, uma organização não-governamental que pretende “transformar comportamentos para a proteção do oceano através da educação marinha e do envolvimento das comunidades costeiras locais”, permitiu também recolher 1440 embalagens de sal deixadas pelos mariscadores do lingueirão e do casulo.
A campanha “Mariscar Sem Lixo” visa não só retirar o lixo marinho, e assim proteger as pradarias marinhas do estuário do Sado, mas também promover a sensibilização dos mariscadores, para não abandonarem as embalagens de sal que utilizam na sua atividade.
Segundo uma nota de imprensa da Ocean Alive, em nove ações mensais, 621 voluntários já recolheram 17.497 embalagens de sal e 11.260 quilogramas de lixo, além de terem abordado e sensibilizado 437 mariscadores para a importância de preservarem o estuário do Sado.
A Ocean Alive refere ainda que “o impacto direto de cada ação campanha é a descontaminação do estuário do Sado”, onde vive a única comunidade residente de golfinhos em Portugal, constituída por 27 elementos.
A campanha que decorreu no sábado faz parte da iniciativa da Ocean Alive “Guardiãs do mar: salvar o ambiente, preservar empregos”, em que participam mulheres pescadoras do Sado e que venceu o Concurso Ideias de Origem Portuguesa 2016, da Fundação Calouste Gulbenkian.

Agência de Notícias com Lusa

Comentários