Hospital Garcia de Orta, em Almada, vai ser ampliado

Ministro da Saúde anuncia construção de um novo edifício e a instalação de mais uma centena de camas 

O Ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, anunciou a ampliação do Hospital Garcia de Orta, em Almada, com a construção de um novo edifício e a instalação de mais uma centena de camas para doentes agudos. "Há muito tempo que o planeamento e a intervenção, ao nível estratégico na península de Setúbal, estavam muito condicionados. Está na altura de enquadrarmos a relação do Hospital Garcia de Orta com um polo hospitalar de características especiais no Seixal" disse o ministro, adiantando que a ampliação do Garcia de Orta vai coincidir com a abertura no novo Hospital do Seixal, prevista para o próximo ano de 2017.
Governo vai aumentar Garcia de Orta, em Almada 

"Naturalmente que haverá uma coordenação e potenciação da resposta e há aspetos, de natureza adaptativa, que há algum tempo o Hospital Garcia de Orta tem identificado, e que condicionam muito a sua resposta, nomeadamente na área do ambulatório, que nós procuraremos que sejam coincidentes", disse o ministro, que falava aos jornalistas depois de presidir à cerimónia de abertura do 1.º Simpósio de Hospitalização Domiciliária, na Costa de Caparica, em Almada.
Segundo Adalberto Campo Fernandes, o objetivo é ter os serviços de saúde da região com capacidade de resposta, "para que nenhum doente que resida no distrito de Setúbal tenha de ser deslocado para Lisboa, a não ser por razões de estrita referenciação clínica indicativa, e não porque o hospital Garcia de Orta não consegue responder".
Satisfeito com as boas notícias dos últimos dias, designadamente pelos prémios atribuídos ao hospital Garcia de Orta, pela Otimização do Internamento e pela Unidade de Hospitalização Domiciliária, pioneira em Portugal, o presidente do Conselho de Administração do Hospital Garcia de Orta, Daniel Ferro, afirmou-se, naturalmente, satisfeito com a "prenda de Natal" do ministro da Saúde.
"Há mais de dez anos que o Hospital Garcia de Orta aguarda a sua ampliação para ter mais 100 camas para doentes agudos. O que vai ser construído é um novo edifício que vai albergar estruturas que estão a funcionar no espaço onde vamos instalar essas 100 camas", disse Daniel Ferro.

Câmaras reconhecem esforço do governo 

"Este novo edifício, com cerca de seis mil  metros quadrados e com dois pisos de estacionamento subterrâneo, vai ser construído num dos atuais parques de estacionamento, à entrada do hospital, e vai albergar hospitais de dia, cirurgia de ambulatório e gabinetes de consulta", acrescentou o administrador do Hospital Garcia de Orta.
Na sessão de abertura do 1.º Simpósio de Hospitalização Domiciliária participaram também os presidentes das Câmaras Municipais de Almada, Joaquim Judas, e do Seixal, Joaquim Santos, que, embora referindo algumas carências que ainda existem na área da saúde, reconheceram o esforço do atual governo para melhorar a prestação de cuidados de saúde às populações dos dois concelhos e da Península de Setúbal.


Agência de Notícias com Lusa

Comentários