Embarcação tradicional de Alcochete chegou aos CTT

Bote Leão imortalizado em carimbo comemorativo do Dia Nacional do Mar

O Bote Leão ficou imortalizado no carimbo comemorativo do Dia Nacional do Mar 2016, numa criação da Direção de Filatelia dos CTT – Correios de Portugal, para as comemorações da efeméride organizadas pela Sociedade de Geografia de Lisboa. Este é um evento promovido anualmente pela Sociedade de Geografia de Lisboa que evoca embarcações tradicionais portuguesas e “é uma forma de divulgar pela comunidade o que é o Dia Nacional do Mar”, disse o almirante Bastos Saldanha, que sublinhou que: “não poderíamos deixar de ter connosco uma embarcação tão emblemática como o Bote Leão, uma lenda entre as gentes de Alcochete e foi com todo o gosto que nós pudemos fazer também uma homenagem e esperar que o Bote Leão continue a ser o Rei dos Nordestes”.
Carimbo perpetua  Bote Leão como Rei dos Nordestes 

Para o presidente da câmara foi uma honra para o município de Alcochete participar nas comemorações do Dia Nacional do Mar, que traduz o reconhecimento pela construção de uma embarcação tradicional.
“O dia 16 de novembro de 2016 marcou de forma indelével a importância das embarcações tradicionais, enquanto agentes perpetuadores da memória do Tejo e das comunidades banhadas pelo Tejo”, sublinhou Luís Miguel Franco, que sublinhou que “a escolha do Bote Leão foi uma honra para o município de Alcochete, que assim garantiu a perpetuação em termos patrimoniais desta nossa embarcação tradicional”.
A cerimónia de obliteração, assim se designa “o primeiro dia de entrada em circulação de uma peça filatélica que pode ser um selo, um postal ou um carimbo”, explicou Raul Moreira, diretor de filatelia dos CTT, decorreu a bordo do Bote Leão, e é algo que acontece em Portugal desde 1853, ano em que o primeiro selo D. Maria começou a circular a 9 de Junho.
O primeiro a obliterar, ou seja, a colocar o carimbo com o Bote Leão de 1.º dia nos envelopes com selo, foi Luís Miguel Franco, seguiram-se os vereadores José Luis Alfélua, Susana Custódio, Jorge Giro e Raquel Prazeres, o presidente da assembleia municipal, Fernando Leiria, o almirante Bastos Saldanha, o mestre do Bote Leão, Domingos Rei, e o técnico da autarquia, Mário Rosado.
Seguiu-se a assinatura dos cartões postais obliterados, um dos quais vai ficar no Museu Postal como memória histórica do momento, outro na Sociedade de Geografia e outro no Museu Municipal de Alcochete.
No selo escolhido para constar no envelope e ser carimbado figura também uma embarcação tradicional, que integra a emissão filatélica dos CTT dedicada à Industrias Conserveira Nacional, composta por seis selos.
No átrio da Sociedade de Geografia de Lisboa esteve em funcionamento um posto de correio ad hoc, que possibilitou a quem quisesse a aposição do carimbo comemorativo no postal alusivo ao Dia Nacional do Mar e onde foi inaugurada a exposição “Bote Leão – 'O Rei dos Nordestes' regressa ao Tejo”, numa organização da câmara municipal, que estará patente ao público até dia 25 de Novembro.

Agência de Notícias com Câmara de Alcochete

Comentários