Setúbal faz protocolo com Instituto Superior Técnico

Protocolo para melhorar turismo sustentável

A celebração de um protocolo de colaboração com o Instituto Superior Técnico, de caráter pioneiro, para a valorização de Setúbal como um destino turístico sustentável, foi aprovada em reunião pública, pela Câmara de Setúbal. 

Valorização do turismo sustentável na origem do protocolo 

O acordo, centrado nos serviços de turismo, visa a aplicação do “LiderA”, um sistema de avaliação e reconhecimento voluntário da construção sustentável, desenvolvido por aquele instituto superior de Lisboa.
O sistema, que preconiza o reposicionamento do ambiente na construção pelo incremento dos princípios da sustentabilidade, configura-se como um processo para liderar pelo ambiente e abrange a gestão do destino turístico sustentável.
O “LiderA” estabelece indicadores e orientações que auxiliam a procura de sustentabilidade na rede de serviços turísticos, tais como o alojamento, a restauração e os transportes, a par de outras atividades.
Em comunicado, a autarquia de Setúbal conta que “este projeto é assumido pela Câmara Municipal de Setúbal como uma mais-valia, uma vez que tem vindo a promover e a dinamizar, ao longo dos últimos anos, uma política de desenvolvimento sustentável em diversas áreas, nomeadamente no turismo”.
A deliberação camarária sublinha “a importância em possuir no concelho uma rede de serviços e atividades turísticas com certificação ambiental de sustentabilidade”, de promoção do bom desempenho ambiental, a par de novas dinâmicas económicas.
No âmbito desta colaboração, o Instituto Superior Técnico compromete-se a realizar ações de formação "junto dos serviços locais que adiram ao projeto de valorização de Setúbal como um destino turístico sustentável", diz ainda a autarquia.
A elaboração de orientações técnicas para melhorar a eficiência ambiental e a sustentabilidade e a participação em workshops e conferências são atividades previstas no desenvolvimento deste protocolo.

Agência de Notícias

Comentários