Denominação de origem do arroz pedida em Alcácer do Sal

 Câmara de Alcácer do Sal reúne com Governo em defesa do arroz carolino 

O Presidente da Câmara de Alcácer do Sal reúne esta quarta-feira, dia 9, com o Secretário de Estado da Agricultura, José Diogo Albuquerque, para defender a "cultura do arroz carolino como prioridade máxima para o desenvolvimento económico da região".

Produtores de arroz de Alcácer do Sal querem denominação de origem 

O concelho de Alcácer do Sal tem, de acordo com as entidades locais, "a maior área de cultivo de arroz do país". Segundo as contas da autarquia, o concelho tem seis mil hectares de arrozal dos 27 mil que existem em Portugal. O concelho tem, segundo palavras de Vítor Proença, presidente do município, 300 produtores, um número "estável" nos últimos tempos.
Perante estes números de cultivo, os produtores pretendem a defesa do arroz de Alcácer do Sal através da criação de uma Indicação Geográfica Protegida, certificação da União Europeia para produtos gastronómicos e agrícolas produzidos numa região. 
Esta é uma das principais razões que a delegação da Câmara de Alcácer do Sal, chefiada pelo presidente Vítor Proença, vai levar à reunião de hoje com o Secretário de Estado da Agricultura, José Diogo Albuquerque. A reunião a pedido do Município tem como principal objetivo a "defesa da cultura do arroz carolino como prioridade máxima para o desenvolvimento económico da região". O autarca vai acompanhado por José Mota Capitão, da APPAROZ e por  Francisco Vacas, Presidente da Associação de Agricultores de Alcácer do Sal.
A nova Política Agrícola Comum (PAC) é outro assunto que a delegação liderada por Vítor Proença vai abordar com o governante. “Há menos ajudas previstas e se não existir apoio aos agricultores do concelho para a produção de arroz, não existe alternativa, porque os solos têm um ph elevado, muito salinizados”, esclareceu o autarca que pretende ainda abordar com o Secretário de Estado da Agricultura a redução das importações de arroz, assim como a implementação de uma fiscalização apertada nos portos.
“Hoje mistura-se muito arroz produzido na região com outros provenientes de outras zonas do mundo, tal como a Tailândia”, adiantou o Presidente da  Municipal de Alcácer do Sal que defende a denominação de origem do arroz de Alcácer, acrescida de um conjunto de medidas de apoio e incentivo à produção nacional.

Agência de Notícias

Comentários