Taça do Mundo de Águas Abertas em Setúbal

Melhores do mundo nadam amanhã em Setúbal 
Setúbal recebe esta sábado a prova mais competitiva realizada em Portugal em edições da Taça do Mundo de Natação em Águas Abertas e das etapas da edição de 2014 deste evento desportivo internacional.

Taça do Mundo de Águas Abertas decorre este sábado em Setúbal 

“A participação de nadadores de topo de águas abertas a nível mundial fazem desta etapa a mais forte de sempre realizada no País”, sublinhou hoje o diretor técnico nacional, José Manuel Borges, em conferência de imprensa, que serviu de antevisão da etapa de Setúbal da FINA 10 Km Marathon Swimming World Cup 2014, a realizar no sábado à tarde, a partir do Parque Urbano de Albarquel.
A constatação do selecionador nacional em encontro com os jornalistas, no qual marcaram presença alguns atletas que vão participar na competição, é atestada “pelo número recorde de nadadores inscritos nas provas masculina e feminina e, principalmente, pela qualidade do leque de nadadores que compete em Setúbal”, entre os quais “os melhores especialistas mundiais desta disciplina”.
O presidente do comité organizador, Luís Liberato, confirma que esta é a “etapa mais forte de sempre realizada em Setúbal e a da presente edição”, com a presença dos “melhores especialistas mundiais de águas abertas”, entre os quais sete medalhados olímpicos e outras provas internacionais recentes.
O regresso a Setúbal de uma etapa da Taça do Mundo de natação em águas abertas é marcado pela participação de um total de 104 nadadores, em representação de 23 países, dos cinco continentes. Os 10 quilómetros daquela que é a única prova da competição realizada este ano na Europa são percorridos num percurso retangular no rio Sado.
A etapa de Setúbal, uma parceria entre a Federação Internacional de Natação, a Federação Portuguesa de Natação e a Câmara Municipal de Setúbal, é iniciada com a prova masculina, às 16 horas, seguida, dez minutos depois, da partida da feminina.

Brasileira quer ganhar em Setúbal 
O diretor técnico nacional referiu que a etapa da FINA 10 Km Marathon Swimming World Cup, a terceira da presente edição, “já conquistou um espaço especial” ao atrair “os melhores nadadores de águas abertas”. Por isso, vincou, “é uma boa oportunidade de partilhar momentos emocionantes durante a prova”.
Entre os homens, Thomas Lurz, Spyridon Gianniotis e Simone Ruffini, atual número um da disciplina, são os nomes mais sonantes, enquanto nas mulheres as atenções centram-se em Poliana Okimoto, que defende o primeiro lugar do ranking, Haley Anderson, Ana Cunha, Martina Grimaldi e na veterana Angela Maurer.
Poliana Okimoto, atual número um do ranking mundial da especialidade, também repete a presença em Setúbal. “É uma prova forte, sempre muito disputada, e uma das mais bem organizadas do circuito mundial”, elogiou no encontro com os jornalistas.
Sem reconhecer o favoritismo, a nadadora brasileira esclareceu que “cada prova é diferente e que tudo pode acontecer”. A baixa temperatura da água, que no dia da prova ronda os 18/19 graus, é um obstáculo a superar. “Já venci uma vez em Setúbal e espero repetir o triunfo. Vou dar o meu melhor.”

Portugueses com objetivos modestos 
Organização espera prova mais competitiva de sempre 
A “Setúbal Bay 2014” regista a participação de uma seleção nacional renovada, com sete nadadores, num misto de experiência e jovens promessas, composta por Hugo Ribeiro, Vasco Gaspar, Tiago Oliveira, Alexandre Coutinho, Angélica André, Florbela Machado e Vânia Neves.
Os atletas da seleção portuguesa Hugo Ribeiro e Angélica André, atuais campeões nacionais da disciplina na distância de 10 quilómetros, também repetem uma participação em Setúbal e mostram-se confiantes em alcançar uma boa prestação, apesar da forte competição.
“O objetivo nesta altura da época desportiva é ficar no top-10”, afirmou Hugo Ribeiro, satisfeito por voltar a Setúbal. “É um sítio fantástico, com condições excecionais.”
O atleta frisou ainda que esta prova “constitui uma importante avaliação física para outras competições que se aproximam”, nomeadamente o Europeu de Berlim, que se realiza já em Agosto.
Já Angélica André, sem arriscar nenhum lugar nem adiantar os objetivos pessoais propostos para esta etapa da “Setúbal Bay 2014”, partilhou a ideia do colega da seleção nacional em relação à vertente de preparação proporcionada pela prova. “Vai ser um bom teste para o próximo Europeu”.
Setúbal recebe pela sétima vez uma etapa do circuito mundial de natação em águas abertas, depois de provas entre 2006 e 2011. Acresce, em 2012, uma qualificação para os Jogos Olímpicos de Londres, ganha pelo tunisino Oussama Mellouli, que também alcançou o ouro olímpico.
A FINA 10 Km Marathon Swimming World Cup 2014, com um total de oito provas, começou em Fevereiro em Viedma, na Argentina, e já passou por Cancun, México. Depois da etapa setubalense, passa, até Outubro, pelas águas de Lac St. Jean, Lac Magog e Lac Megantic, no Canadá, e de Chun’an e Hong Kong, na China.

Comentários