Festas populares animam Almada em Junho

Almada em festa a partir desta sexta-feira 

Ao longo do mês de Junho Almada celebra as festas populares. Um pouco por todo o concelho, as freguesias enchem-se de cor, música e muita animação a partir da noite desta sexta-feira, 6 de Junho. O programa só termina a 28 deste mês. 

Marchas Populares são grande atracção em Junho em Almada

Entre 6 e 28 de Junho os arraiais e os tradicionais bailes populares animam o centro histórico de Almada e Cacilhas. Na Rua Capitão Leitão, junto aos Paços do Concelho (Almada), e no Largo Alfredo Dinis (Cacilhas) há música ao vivo, a partir das 21:30, às sextas, sábados e vésperas de feriados.
O Complexo Municipal dos Desportos Cidade de Almada, no Feijó, acolhe o 27.º Encontro de Cantares Alentejanos do Concelho de Almada (7 de Junho, 21:30), e o 14.º Festival Nacional de Folclore (14 de Junho, 21 horas).
A 21 de Junho, a Casa da Cerca – Centro de Arte Contemporânea celebra o início do verão com visitas orientadas, oficina de tintas, yoga, tai-chi, música e o Mercado Crafts & Design.
E como já é habitual, desde 1992, cumpre-se a tradição e as marchas populares a concurso desfilam na véspera de São João (23 de Junho). Também os mais novos apresentam as suas marchas no próximo dia 12, a partir das 10 horas, na Praça da Liberdade.
De 16 a 25 de Junho decorre o XXIII Concurso de Montras do Concelho de Almada com o objectivo de estimular o comércio local através da originalidade, criatividade e envolvimento do público.
Até 23 de Junho, a Câmara de Almada, em parceria com a SCALA – Sociedade Cultural de Artes e Letras de Almada e com o apoio das freguesias, promove o Concurso de Quadras Populares. Esta iniciativa tem como finalidade distinguir as melhores quadras alusivas aos festejos de S. João em Almada.
Há também a tradicional procissão de S. João, santo padroeiro de Almada, em direcção à Ramalha, no dia 23 de Junho, e de volta à Igreja de São Tiago, no dia 24 de Junho.
Ao longo do dia 28 de Junho o Solar dos Zagallos, na Sobreda, convida-o a descobrir os recantos dos jardins desta quinta de recreio do século XIX.
Na festa dos "Saberes, sabores e memórias" haverá exposições, artesãos, momos, homens estátuas, música, jogos, oficinas de artes e ofícios tradicionais, mas também produtos gastronómicos e artesanato.
Será ainda possível assistir a espectáculos de ilusionismo, hora do conto e uma sessão de showcooking na cozinha do Solar.

Agência de Notícias

Comentários