Voluntários limpam praias de Tróia, Melides e Albarquel

"Provavelmente a maior limpeza de praia do mundo" acontece em Tróia e Melides

Arrancou no sábado, em Portugal, por iniciativa da Brigada do Mar, aquela que é "provavelmente a maior limpeza de praia do mundo". Até dia 25 de Maio, mais de 200 voluntários vão limpar o lixo espalhado ao longo de 45 quilómetros de frente atlântica entre as praias de Melides e Tróia, no concelho de Grândola. No próximo sábado, 24 de Maio, a população é convidada a participar numa ação de limpeza da Praias de Albarquel, em Setúbal, numa iniciativa da associação ambientalista APAMB, em colaboração com a Câmara local. 

Dezenas de voluntários limpam as praias do concelho de Grândola

Em comunicado, a Brigada do Mar - um projeto que arrancou em 2009 por iniciativa de um grupo de portugueses que, em 10 dias, conseguiu recolher mais de 40 toneladas de lixo - explica que a intervenção vai debruçar-se sobre zonas que são, na sua maioria, "essencialmente desertas ou não concessionadas mas com uma biodiversidade única e que urge proteger".
A ação vai envolver mais de duas centenas de pessoas e uma complexa organização logística e será um dos eventos a representar Portugal na iniciativa Let's Clean Up Europe 2014 ("Vamos Limpar a Europa 2014").
Este ano, com o apoio da Câmara de Grândola, a Brigada do Mar vai concentrar o lixo recolhido em dois pontos (Carvalhal e Melides) "para sensibilizar mais entidades e também a população em geral sobre o desastre ecológico que ocorre no mar e na nossa costa".
De realçar que, já em 2014, os responsáveis pelo projeto realizaram, em Março, em parceria com a Câmara de Odemira, ações de sensibilização e de limpeza nas praias do concelho ao longo de quatro dias com a colaboração de 155 voluntários que recolheram mais de três toneladas de resíduos.
Neste momento, para além da grande ação de limpeza entre Melides e Tróia, a Brigada do Mar está também a desenvolver contactos para estender esta iniciativa a outros concelhos do País, bem como outros projetos de cooperação internacional com foco nas boas práticas de intervenção ambiental e desenvolvimento sustentável.
No total, a quantidade de lixo recolhido nas últimas edições ultrapassa as 120 toneladas, destacando-se, entre os resíduos recolhidos, embalagens de plástico das mais variadas proveniências, vidro e cartão, milhares de cotonetes, lâmpadas florescentes, comprimidos, eletrodomésticos degradados, entre outros.

Voluntários limpam Albarquel 
No próximo sábado, 24 de Maio, a população é convidada a participar numa ação de limpeza da Praias de Albarquel, em Setúbal, numa iniciativa da associação ambientalista APAMB, em colaboração com a Câmara de Setúbal.
A defesa da biodiversidade dá o mote a esta atividade de educação e sensibilização ambiental, aberta a todos os interessados, que pretende chamar a atenção dos veraneantes para as boas práticas ambientais.
Este é o terceiro ano que a atividade se realiza, estando agendada para dia 24, às nove horas, em Albarquel, numa ação aberta à população, sem necessidade de inscrição.
"Alertar para o tempo de degradação de materiais como o papel, plástico, filtros de cigarros, vidro, náilon, borracha, metal e até pastilha elástica é outro objetivo desta iniciativa, explica fonte do gabinete de imprensa do município, que conta, nesta ação com a colaboração das associações MarAzul e Marlisco e do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas/Parque Natural da Arrábida.
Para a recolha do lixo, que no ano passado ultrapassou uma tonelada, são distribuídos pelos participantes sacos de plástico e luvas, estando ainda a acompanhar um elemento da Cruz Vermelha Portuguesa.


Comentários