Tradições e sabores em Azeitão este fim de semana

Manel da Horta leva tradições, sabores e aromas a Azeitão 

A festa do Manel da Horta está de volta a Azeitão com “Tradições, Sabores e Aromas” da região da Arrábida e de Setúbal, num certame agendado entre hoje e domingo, com gastronomia, artesanato, música e animação teatral.


Azeitão recebe a partir de hoje a Festa do Manel da Horta 

Sopa caramela, provas de vinho, queijo, mel, doçaria, produtos hortícolas, florais, artesanais e turísticos da região da Arrábida e Azeitão, a par de jogos tradicionais e didáticos, são alguns dos atrativos da quinta edição do certame, de entrada gratuita, a realizar no “rossio” de Vila Nogueira de Azeitão, a partir de hoje.
A iniciativa, organizada pela Junta de Freguesia de Azeitão, com o apoio da Câmara  de Setúbal, conta com a participação de cerca de seis dezenas de expositores de venda de artesanato e tasquinhas gastronómicas de produtos típicos da região, incluindo sessões de pintura ao vivo por artistas da região.
O “Tradição, Sabores e Aromas de Azeitão” abre as portas esta tarde, 23 de Maio, às 16 horas, realizando-se a inauguração oficial às 21 horas. O Rancho Etnográfico de Danças e Cantares da Barra Cheia e o Grupo Etnográfico Infantil de Danças e Brincadeiras Caramelas da Barra Cheia atuam às 22h30.
O programa do certame, que engloba uma exposição de antigas alfaias agrícolas, volta a incluir visitas guiadas à Casa-Museu José Maria da Fonseca, nos dias 24 e 25, sempre às 11 da manhã, com prova de dois vinhos, para as quais deve ser feita reserva através do número de telefone 212 199 930.
O Manel da Horta, mascote criada pelo cartoonista Augusto Cid, juntamente com as suas Marias, é uma presença constante no certame com a animação de teatro de rua, este ano com o tema “Azeitão Antigo”, momentos agendados para os dias 24 e 25, sempre às 12 e às 18 horas.

O programa do Manel 
Além do jardim, da horta e do curral com animais do “Tradição, Sabores e Aromas de Azeitão”, nos dias 24 e 25, às 15 horas, há um atelier de música, no Espaço Descoberta, instalado no recinto, e gincanas de jogos tradicionais, às 15h30, dinamizados por alunos do Centro Escolar da Brejoeira.
O atelier “A Horta na Cozinha”, de modelagem de pasta de açúcar, por Cláudia Ribeiro, decorre no dia 24, às 17 horas, ação que se repete no dia 25, às 17h30. No dia 24, às 17h30, há um peddy paper sobre os animais marinhos do Portinho da Arrábida e, às 21h30, um baile com a banda Ball-Trad.
Integradas no certame estão ainda uma exposição de legumes, realizada por alunos das escolas e infantários de Azeitão, e a mostra “Azeitão Património Natural”, patente no Museu Sebastião da Gama.
O espaço “Tradições, Sabores e Aromas de Azeitão” funciona das 16 às 24 horas no dia 23, das 10 às 24 horas a 24 e das 10 às 21 horas no último dia da feira, no domingo, altura em que o Manel da Horta - e as suas Marias - arrumam as trouxas e partem para outro lugar.

Comentários