Setúbal está a fazer obra na zona ribeirinha

Câmara está a demolir edifícios junto à Praia da Saúde

A Câmara de Setúbal está a aumentar a área de usufruto da zona ribeirinha da cidade com a demolição de um conjunto de imóveis obsoletos instalados na zona poente da Praia da Saúde. A autarquia aprovou ainda o Regulamento de Utilização do Largo José Afonso e anunciou que uma brigada constituída por 16 reclusos do Estabelecimento Prisional de Setúbal vão executar tarefas de limpeza urbana no concelho, o que representa um investimento da Câmara de Setúbal da ordem dos 6 mil euros.


Autarquia está a deitar abaixo casas devolutas junto ao rio Sado 

A operação, com conclusão prevista para a última semana de Maio, inclui, "além da retirada dos edifícios, a limpeza daquela área junto do Parque Urbano de Albarquel, dando continuidade ao objetivo estratégico de requalificação da frente ribeirinha da cidade", diz a autarquia em comunicado.
A intervenção, centrada "numa área com cerca de 60 metros lineares, incluiu uma ação especial de remoção e tratamento de telhas de fibrocimento, trabalhos acompanhados por uma equipa especializada. Os restantes materiais são encaminhados para reciclagem e vazadouro", refere o mesmo comunicado.
A demolição do conjunto de imóveis devolutos materializa mais um passo na preparação daquela área da frente ribeirinha de Setúbal que acolherá o Terminal 7, equipamento de promoção de atividades náuticas.
Depois da finalização das intervenções e enquanto o projeto do Terminal 7 não avança, aquele espaço pode vir a ser utilizado pela Câmara  de Setúbal para "apoio logístico a eventos dinamizados no corredor ribeirinho".
A concretização desta operação marca, igualmente, mais um passo no grande objetivo municipal de devolver o usufruto de lazer daquela área à população e de aproximação da cidade de Setúbal ao rio Sado.

Normas regulam Largo José Afonso
O Regulamento de Utilização do Largo José Afonso foi aprovado na reunião pública da Câmara, uma vez concluída a fase de consulta pública.
Como não houve “qualquer proposta nem sugestão” durante a consulta pública, a autarquia aprovou o Regulamento de Utilização do Largo José Afonso, que será submetida à apreciação da Assembleia Municipal.
O documento estabelece normas de utilização, manutenção e conservação do Largo José Afonso, espaço de lazer e de fruição localizado junto na Avenida Luísa Todi, entre o centro histórico e a frente ribeirinha, destinado sobretudo à circulação de pessoas, ao recreio e ao usufruto de vários equipamentos ali instalados, como o atual auditório e a futura Biblioteca Pública Municipal de Setúbal.
O regulamento "determina que a utilização pontual do Largo José Afonso depende de autorização camarária e estabelece que a montagem de estruturas móveis ou a ocupação por qualquer outra forma só pode ocorrer na área poente", diz a autarquia.
Outras atividades podem ainda ser realizadas noutros locais do Largo José Afonso “desde que não sejam instaladas estruturas móveis de apoio”, diz ainda fonte da Câmara.
Os pedidos de utilização para o Largo José Afonso devem ser dirigidos à presidência da Câmara  de Setúbal com uma antecedência de mínima de 60 dias em relação à data do evento e acompanhados de uma descrição sucinta da atividade a realizar.
O regulamento determina, igualmente, que o uso daquele espaço por entidades públicas ou privadas está sujeito ao pagamento de taxas nos termos do Regulamento de Taxas e Outras Receitas do Município de Setúbal e à observância de regras relacionadas com preservação, limpeza e segurança.

Reclusos limpam praias e feira
Brigadas constituídas por 16 reclusos do Estabelecimento Prisional de Setúbal vão executar tarefas de limpeza urbana no concelho, o que representa um investimento da Câmara de Setúbal da ordem dos 6 mil euros.
A medida, aprovada na reunião pública da Autarquia do dia 21, inclui trabalhos de varredura, desmatações, limpeza de praias e manutenção da higiene na Feira de Sant’Iago.
Neste âmbito, para as tarefas de limpeza urbana no município será constituída uma brigada de quatro reclusos, que labora entre 31 de Maio e 28 de Setembro, no período das 8 às 12 horas.
Para a limpeza da Feira de Sant’Iago, entre 25 de Julho e 3 de Agosto, opera uma equipa de dez elementos das 7 às 14 horas e outra de dois reclusos das 20 às 24 horas.
Os montantes despendidos pela Câmara  de Setúbal perfazem 6722 euros, respeitantes às verbas pagas aos reclusos, a que acrescem, como determina a lei, 10 por cento desses valores para a Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais.



Comentários