Programa promove interculturalidade em Setúbal

Setúbal valoriza as diferentes culturas do concelho 

Iniciativas de áreas como a música, a dança, a gastronomia e os debates promovem, em Maio, o diálogo entre as culturas existentes no concelho de Setúbal, num programa organizado pela autarquia local em parceria com associações de imigrantes e outras entidades.

Setúbal organiza programa  de diferentes culturas do concelho  

Através do Gabinete do Imigrante e Minorias Étnicas da Autarquia, o programa Maio – Diálogo Intercultural, que se realiza pelo sétimo ano consecutivo, "dá visibilidade ao trabalho efetuado pelas várias associações de imigrantes e pelos grupos informais de comunidades específicas, permitindo a valorização das diferentes culturas do concelho", diz a câmara de Setúbal em comunicado. 
Ao longo do mês decorrem várias iniciativas, como o livro dos 3i's “Irrequieto, Itinerante, Intercultural”, uma ação do Programa Escolhas do CLP das Manteigadas que vai passar de “insitituiMão em insitituiMão”.
A associação Experimentáculo propõe a exibição de um filme, todas as quintas-feiras, às 21h30, no Teatro de Bolso, enquanto na Sociedade Musical Capricho Setubalense pode ver-se, durante todo o mês, a “Interculturalidade em imagens”.
Pontuais são iniciativas como as Dançadeiras – Danças do Mundo, uma atividade para crianças e jovens dos 6 aos 16 anos, que se realizou dia 3, na Casa da Cultura, enquanto a Associação de Moradores do Bairro da Anunciada recebeu, na mesma data, um encontro em torno da “Mulher Líder e da Conciliação entre a Vida Familiar e a Vida Profissional” e a Capricho Setubalense acolheu uma noite de jazz.
O Arraial Março Mulher, integrado nas comemorações do Dia Internacional da Mulher, promovido pela associação SEIES, decorre no dia 10, entre as 15 e as 23 horas, na Praça Machado dos Santos, na Fonte Nova
Um desfile de moda, com animação por associações de imigrantes, realiza-se no dia 17, às 20 horas, no Auditório José Afonso.
A gastronomia também está presente no Maio – Diálogo Intercultural com a “Cozinh’arte - Sabores do Mundo”, iniciativa que se realiza no dia 23, entre as 10 e as 17h30, no Centro de Cidadania Ativa.
No mesmo dia, na Casa da Cultura, às 21h30, a Câmara de Setúbal propõe o debate “Setúbal: Um território intercultural”.
O programa Maio – Diálogo Intercultural, que se estende até Junho, pode ser consultado na íntegra em www.mun-setubal.pt.

Comentários