Setúbal inaugura novo centro escolar

Centro Escolar do Bairro Afonso Costa inaugurado na próxima quinta-feira 

O novo Centro Escolar do Bairro Afonso Costa, um investimento educativo liderado pela Câmara  de Setúbal, é inaugurado no dia 24, quinta-feira, às 10 horas, numa cerimónia integrada nas comemorações locais dos 40 anos da Revolução dos Cravos, diz o gabinete de imprensa do município de Setúbal. 


Centro Escolar Afonso Costa abre portas a 24 de Abril 

O moderno estabelecimento de ensino, que integra, no mesmo espaço, as valências de 1.º ciclo do ensino básico e jardim de infância, nasce a partir da ampliação da antiga escola do Bairro Afonso Costa, em Setúbal,  num projeto que englobou a criação de novos edifícios e a reabilitação de um imóvel centenário.
O programa de inauguração inclui uma visita às instalações, um período de alocuções, nomeadamente da presidente da autarquia, Maria das Dores Meira, assim como um apontamento musical com alunos e professores e o habitual moscatel de honra.
A obra, executada em três fases, materializa um investimento global que ronda os 1,5 milhões de euros, comparticipado com fundos comunitários no âmbito do QREN – Quadro de Referência Estratégico Nacional.
O estabelecimento de ensino permite o funcionamento de dez turmas em regime normal do 1.º ciclo, além de um jardim de infância com capacidade para meia centena de crianças.
O jardim de infância, em funcionamento desde 2011, foi criado na primeira fase do projeto do Centro Escolar do Bairro Afonso Costa, um dos investimentos do último mandato do Executivo na área da educação que faltava terminar.

Segunda fase do projeto está terminada  
Numa segunda fase, foram construídos "dois edifícios, com capacidade para oito salas de aula e serviços administrativos. A estes novos espaços juntam-se um refeitório e uma cozinha, já em funcionamento, áreas de utilização comum para crianças do 1.º ciclo e do jardim de infância", diz a autarquia em comunicado.
Finalmente, foi reabilitado o imóvel centenário da EB1 do Bairro Afonso Costa, "num projeto que procurou preservar os elementos arquitetónicos originais. Depois de recuperado, a escola passou a contar com duas salas de aula, biblioteca, mediateca e uma sala polivalente", diz o gabinete de imprensa da Câmara de Setúbal.
No recinto educativo foi ainda criado um campo de jogos, a par de passagens pedonais cobertas, que asseguram as ligações entre todos os edifícios.
A partir de quinta-feira, véspera dos 40 anos do 25 de Abril, a comunidade escolar do concelho conhece a "nova obra prima da educação", na cidade de Setúbal.

Comentários