Quinzena da Saúde no Barreiro termina sexta-feira

Autarcas tomam pulso à saúde do Barreiro 

Até sexta-feira, 11 Abril, a Quinzena da Saúde, da Solidariedade e do Voluntariado reúne, no Concelho do Barreiro, um conjunto alargado de iniciativas. Para debater e analisar a temática "40 Anos do 25 de Abril, 35 Anos do SNS".  Visitas institucionais e atividades comemorativas dos dias Mundial da Saúde e da Luta contra o Cancro fizeram igualmente parte deste vasto programa que esta semana está na reta final, disse o gabinete de impressa da Câmara do Barreiro. 


Regina Janeiro visitou várias instituições nesta quinzena da saúde 

Durante a realização destas Quinzenas da Saúde, e como já vem sendo prática, uma comitiva municipal tem vindo a visitar os equipamentos sociais e os equipamentos de saúde existentes no Concelho.
De acordo com a vereadora Regina Janeiro, esta gestão caracteriza os mandatos do presidente da Câmara Municipal, Carlos Humberto, que aposta num grande conhecimento da realidade do Concelho. “De forma mais vasta podemos considerar que é uma gestão assente na Participação, Democracia e Cidadania. As opções participadas e as semanas das Freguesias são algumas das iniciativas que desenvolvemos", disse Regina Janeiro durante a visita à NÓS - Associação de Pais e Técnicos Para a Integração do Deficiente. 
Visita que serviu, disse a vereadora, para "conhecer o ponto de situação de um equipamento que há oito anos era apenas uma ideia, há cinco anos já tinha um terreno e hoje está praticamente concluído", afirmou a autarca. 
Regina Janeiro referia-se à Unidade Residencial e Ocupacional da NÓS, que "com a entrada em funcionamento, num futuro breve, vai dar resposta às pessoas do nosso e dos concelhos vizinhos”. 
Na opinião de Humberto Candeias, "este equipamento funciona como um todo, com o seu Centro de Atividades Ocupacionais, as quatro residências autónomas e um serviço de Apoio Domiciliário a pessoas com deficiência ou em situação de dependência. “Este conjunto de valências introduz um salto na capacidade e também na qualidade das respostas sociais do nosso Concelho”, referiu o responsável pela NÓS.  

Quinzena marcada por visitas de autarcas 
O executivo da Câmara do Barreiro passou ainda  pela Associação dos Diabéticos do Barreiro e Moita, em Santo André, onde a comitiva municipal teve oportunidade para dialogar com o presidente da associação e ficar a conhecer atuais preocupações e desafios futuros.
O Dia Mundial da Saúde, 7 de Abril, ficou marcado pela Caminhada da Liberdade, na qual participaram cerca de três centenas de pessoas, durante a parte da manhã. A tarde ficou preenchida pelas visitas ao Grupo Desportivo Operário “ Os Vermelhos “, à Associação Comunitária do Barreiro e à SDUB “Os Franceses”.
Na terça, dia 8 de Abril, Dia Mundial de Luta contra o Cancro, teve início o Voluntariado em Ação “Amigo Mudei a Casa” com intervenção de estudantes da Escola Superior de Tecnologia do  Barreiro no Instituto dos Ferroviários. À tarde realizou-se o workshop “Abrir caminhos para uma vida saudável” com Exposição de Fotografia, numa iniciativa promovida pela AMPM - Associação de Mulheres com Patologia Mamária, no Auditório e Sala Multiusos da Biblioteca Municipal do Barreiro. Na Escola Superior de Tecnologia do Barreiro teve lugar uma recolha de sangue, iniciativa integrada na Quinzena mas levada a cabo pelo Instituto Português do Sangue.

Programa nos próximos dias
Quinta | 10 Abril 
9h45 / 10h45 – Sessão Educativa “Dores nas costas? O exercício pode ajudar”, no Grupo Desportivo Penalvense;

10h00 / 17h00 – Voluntariado em Ação “Amigo Mudei a Casa” com Intervenção de estudantes da ESTBarreiro no Instituto dos Ferroviários;

14h30 - Ação de Sensibilização “Violência sobre as Pessoas Idosas”, no Grupo Dramático e Recreativo “Os Leças”;

Sexta | 11 Abril
10h00 / 18h00 – Mercado de Trocas no Pateo Albers, no Barreiro;
10h00 / 17h00 – Voluntariado em Ação “Amigo Mudei a Casa” / Intervenção de estudantes da ESTBarreiro no Instituto dos Ferroviários;
21h00 – Espetáculo de Encerramento da Quinzena da Saúde, da Solidariedade, do Voluntariado, no Auditório da ESTBarreiro, com a participação da EstBarTuna; Sociedade Filarmónica Perpétua Azeitonense; Corutib; Ana Roque e Companhia; Rita Caeiro, Adriano Diouf e EstBand, Dancein - Danças de Salão, Celina Pereira e DJEIBY.
Entrega do Prémio de Fotografia.
A Quinzena da Saúde, da Solidariedade e do Voluntariado é uma organização da Câmara do Barreiro, Escola Superior de Tecnologia do Barreiro/Instituto Politécnico de Setúbal e Escola Superior de Saúde /IPS, com a colaboração da ESTBarTuna.

Agência de Notícias

Comentários