Palmela queima Judas este sábado no Centro Histórico

Ritual tradicional anima Centro Histórico de Palmela 

Este sábado, 19 de Abril, o Centro Histórico de Palmela recebe a tradicional Queima do Judas, numa organização da Câmara  de Palmela com associações do concelho, no âmbito do Programa Municipal de Teatro. O desfile pelas ruas da vila tem início às 21h30, no Largo dos Loureiros, conduzindo os participantes através de várias estações, ao som dos tambores.

Tradicional Queima do Judas volta às ruas de Palmela antiga 

A cada paragem, as associações locais fazem a dramatização do seu testamento, texto de tom satírico, que aborda temas da atualidade e dita o destino do Judas - boneco de palha, com recheio pirotécnico, que, assim, expia, simbolicamente, os pecados do mundo. O percurso termina no Largo de S. João, com animação musical e um espetáculo de fogo-de-artifício.
 Luís Miguel Calha, vereador responsável pela área da Cultura, sublinha o papel da Queima do Judas enquanto "fator de identidade cultural e memória da comunidade de Palmela", recordando que "a cultura, a história, as tradições e costumes são, cada vez mais, reconhecidos, enquanto valores fundamentais de atratividade turística do nosso território, pelo que a Câmara de Palmela vai continuar a preservar e a fortalecer estas exemplares iniciativas", diz o responsável pela parta da cultura do concelho.
O aumento do número de grupos participantes na edição deste ano - treze grupos com boneco para a Queima e dois grupos no apoio e animação – é, nas palavras de Luís Miguel Calha, "a expressão de uma população participativa e de um tecido associativo muito dinâmico", pelo que deixa o convite para uma visita ao Centro Histórico de Palmela, partilhando desta noite especial.
A Queima do Judas foi recuperada em 1995 pelo Município de Palmela e deriva de um ritual de origens pagãs, ligado à celebração do equinócio da primavera e ao início de um novo ciclo de vida.

Percurso da Queima do Judas 
Largo dos Loureiros;
Praça Duque de Palmela;
Largo D. Afonso Henriques;
Largo D. João;
Rua Heliodoro Salgado (junto ao Parque Venâncio Ribeiro da Costa);
Cruzamento da Rua 31 de Janeiro com a Rua Hermenegildo Capelo;
Cruzamento da Rua do Passadiço com a Rua Hermenegildo Capelo;
Largo Marquês de Pombal;
Largo do Passo da Formiga;
Largo de S. João.

Agência de Notícias

Comentários