Academia Sénior de Pegões completou 2 anos

"Projecto importante no combate à exclusão social das freguesias rurais”


Foi em clima de festa que a Academia Sénior do Projeto Junto de Si comemorou, dia 28 de Abril, dois anos de existência, no auditório da União de Freguesias de Pegões, no concelho do Montijo. A Academia conta com 143 alunos dos 50 aos 86 anos. 

Nuno Canta distinguiu a aluna mais velha da Academia. Tem 86 anos

Nuno Canta, presidente da Câmara do Montijo, enalteceu o projeto “particularmente importante no combate à exclusão social das freguesias rurais”.
Para o chefe do executivo, “as políticas da autarquia direcionadas para o envelhecimento ativo, como a universidade sénior, as academias seniores, o projeto Junto de Si, enquadram-se numa visão de desenvolvimento, que não esquece a dimensão cultural e do conhecimento ao longo da vida das pessoas, com vista a uma vida com qualidade e dignidade”, disse Nuno Canta.
“É a cultura, o conhecimento, a criação e a arte, que nos junta a todos, para transformar Montijo num lugar de vida e de vida com futuro”, sublinhou o presidente.
Durante a tarde, marcada por uma animação contagiante, decorreram várias iniciativas. Joaquim Leandro e Odete Ângelo, apresentaram um apontamento sentido sobre a maneira como vêem a Academia e a importância que esta representa nas suas vidas.
Depois da apresentação de um vídeo dedicado aos dois anos de existência da Academia foi distinguida a aluna Alice Matos, de 86 anos, pela sua participação na academia, bem como os seis formadores, voluntários, que dão vida aos ateliers existentes.
Foi, ainda, inaugurada a exposição “Experiências vividas com o olhar no futuro” com os trabalhos dos artesãos José Almeida (aluno da academia) e José Gabriel (formador da academiados ateliers de inglês e informática. A mostra, patente até 9 de Maio, resulta de uma parceria entre a academia e a União de Freguesias de Pegões.
Recorde-se, que a Academia Sénior com sede na União de Freguesias de Pegões conta com 143 inscritos, entre os 50 e os 86 anos, nos seguinte atelieres: animação desportiva e cognitiva, informática, língua portuguesa, atelier de leitura em voz alta, bordados, artes decorativas, inglês, teatro e música.

Comentários