Setúbal, Sesimbra e Palmela assinam protocolo

Municípios da Arrábida assinam protocolo de turismo 

Os municípios de Setúbal, Palmela e Sesimbra celebraram um protocolo de cooperação para dar maior visibilidade turística aos castelos e fortes localizados na Arrábida, área candidata a Património Mundial. Os municípios querem  promover a natureza, sol e o mar, o “touring” integra a gastronomia, os vinhos e os produtos locais, matérias-primas “em abundância e qualidade” na zona dos "três castelos". 

Autarcas assinam protocolo para desenvolver o turismo na região 

O acordo, com o objetivo de afirmar a diversidade da oferta turística, a inovação, a qualificação e a complementaridade dos produtos da região, foi celebrado na pousada do Castelo de Palmela entre os presidentes dos três municípios, Maria das Dores Meira, de Setúbal, Álvaro Amaro, de Palmela, e Augusto Pólvora, de Sesimbra, e por um representante da ADREPES – Associação para o Desenvolvimento Rural da Península de Setúbal.
“Este é mais um passo no caminho que estes municípios têm vindo a dar para transformar as imensas potencialidades turísticas de que são portadores”, disse a presidente da Câmara de Setúbal.
Maria das Dores Meira ainda disse que o Forte de Setúbal e os castelos de Palmela e Sesimbra são parte da história e da identidade da região e“assumem-se como símbolo perfeito de uma estratégia comum de promoção turística”, para destacar o “touring cultural e paisagístico”, produto considerado prioritário no PENT – Plano Estratégico Nacional do Turismo.
Além da natureza, do sol e do mar, o “touring” integra a gastronomia, os vinhos e os produtos locais, matérias-primas “em abundância e qualidade” na zona dos "três castelos".
As características próprias da região, os produtos diferenciados, as estruturas qualificadas e a mão-de-obra de qualidade foram outros pontos fortes destacados pela autarca de Setúbal como geradores de crescimento e promoção do setor turístico.

Protocolo quer gerar "mais trabalho e mais riqueza" 
“Temos muito para dar e nós, autarcas, podemos orgulhar-nos de termos contribuído bastante para isso nestes quase 40 anos de poder local, uma das grandes conquistas da revolução de Abril”, afirmou a chefe do executivo setubalense, referindo-se ao protocolo de cooperação com os municípios de Palmela e Sesimbra como uma união para “gerar mais desenvolvimento, mais trabalho, mais riqueza”, de forma a atrair mais visitantes e turistas e mostrar o que de melhor têm.
No âmbito do protocolo celebrado no dia 27, as três autarquias comprometem-se a disponibilizar toda a informação sobre os recursos turísticos identificados na região, relativamente ao turismo de natureza, no Parque Natural da Arrábida, ao turismo cultural, destacando castelos, fortalezas e centros históricos, à gastronomia e ao enoturismo.
O envolvimento e incentivo à cooperação de todos os agentes turísticos nas áreas da restauração, alojamento e agências de viagens e animação turística, com o intuito de criar uma rede de parceiros públicos e privados, é outro objetivo do acordo estabelecido.

Agência de Notícias


Comentários