SCUPA de Montijo festeja 101 anos

SCUPA, a casa dos pescadores do Montijo, comemora 101 anos 

No dia 2 de Março, o presidente da Câmara do Montijo, Nuno Canta, os vereadores Francisco Santos, Maria Clara Silva e o Presidente da União de Freguesias Montijo e Afonsoeiro, Fernando Caria, estiveram presentes nas comemorações do 101.º aniversário da Sociedade Cooperativa União Piscatória Aldegalense (SCUPA).

Câmara do  Montijo deu os parabéns à  SCUPA

Nuno Canta saudou “todos os que trabalharam, cooperaram e ajudaram a SCUPA ao longo da sua história”, referindo – se à associação como “exemplo de persistência e de generosidade”.
Cumprindo os desejos da associação, o Presidente da Câmara ofertou bandeiras nacionais e do município, comprometendo-se a cooperar com a sociedade na “instalação do Museu do Pescador na Escola Conde Ferreira, no projeto de execução de um cais destinado aos pescadores e na rampa destinada ao apartamento das embarcações”.
As comemorações contaram com a actuação do Grupo de Cavaquinhos da Sociedade Filarmónica do 1.º de Dezembro.
A centenária Sociedade Cooperativa União Piscatória Aldegalense nasceu no dia 2 de Março de 1913. A associação funcionava como uma cooperativa de consumo. Os pescadores descontavam os seus rendimentos para benefício de todos, cada um pagava o que podia formando uma espécie de “mealheiro” dos pescadores com uma função social muito forte. As sucessivas crises do sector e o abandono da arte da pesca obrigaram a Sociedade a uma reconversão no sentido cultural e da memória. A SCUPA é hoje em dia a principal organizadora da Festa de São Pedro que decorre no final de Junho na cidade do Montijo.

Comentários