Palmela reúne com administração da Simarsul

Reunião para reivindicar conclusão da obra dos Brejos do Assa 

Álvaro Amaro, presidente da Câmara de Palmela, vai reunir com o Conselho de Administração da Simarsul no dia 28 de Março, às 14 horas, para reivindicar a conclusão dos sistemas elevatórios de Brejos do Assa e manifestar o seu repúdio face à calendarização apresentada pela empresa na última reunião da Assembleia Geral, que empurra esta intervenção para 2016.


Álvaro Amaro (à direita) reúne com Simarsul na sexta-feira 

A empreitada, iniciada em 2009 e com término previsto para o final de 2010, foi suspensa nesse mesmo ano, devido à insolvência do empreiteiro, deixando por concluir as estações elevatórias e a rede de emissários de ligação à ETAR. Este facto, diz fonte do gabinete de imprensa da Câmara de Palmela, "impossibilita o funcionamento da rede em baixa, construída pela Câmara, e priva os munícipes de beneficiar desse investimento municipal, no valor de 700 mil euros, sem qualquer comparticipação de programas governamentais ou comunitários".
Para servir as populações, o Município "desenvolveu um estudo técnico para uma ligação alternativa e temporária (até à conclusão da obra), através de uma ETAR compacta", diz a mesma fonte.
O ADN sabe que já este ano, a Simarsul informou que, face à perspetiva de ter de assumir os respetivos custos, considerava que não "se justificava adotar essa solução porque a empreitada de ligação definitiva seria concluída em breve". No entanto, o calendário apresentado na Assembleia Geral aponta a "conclusão da empreitada para 2016" e revela que a intervenção ainda "não está financeiramente autorizada pela tutela", refere o gabinete de imprensa da autarquia.
A Câmara de Palmela lamenta "o incumprimento, por parte do Sistema Multimunicipal, dos compromissos assumidos e continua disponível para trabalhar na solução alternativa que permita servir os cidadãos das áreas afetadas com a maior brevidade possível". 
Um assunto que o presidente da autarquia, Álvaro Amaro, quer ver concluído "brevemente". O presidente reúne com a Simarsul na próxima sexta-feira às duas da tarde.

Agência de Notícias

Comentários