Palmela inaugurou novo posto da GNR

Novo posto só vai receber os 37 guardas da GNR de Palmela 

Palmela inaugurou na quarta-feira o novo Posto Territorial de Palmela da Guarda Nacional Republicana. Um investimento conjunto do Governo e da Câmara de Palmela, e que irá servir, para já, as populações de Palmela e Quinta do Anjo. A inauguração foi presidida pelo Ministro da Administração Interna, Miguel Macedo (recebido por vaias em Palmela) e pelo presidente da Câmara de Palmela , Álvaro Amaro. O novo Posto Territorial de Palmela da GNR localiza-se na Avenida do Palmelense Futebol Clube, em Palmela e, para já, receberá apenas os 37 guardas do posto de Palmela.  


Miguel Macedo inaugurou novo posto da GNR em Palmela 

Planeado para ser um quartel sede de Destacamento Territorial da GNR de Palmela e receber cerca de 125 militares da guarda vai, de imediato,  funcionar apenas como posto da GNR, com um total de 37 efetivos, não se sabendo ainda quando será possível um reforço de meios e de pessoal de forma a cumprir na plenitude as funções de um Destacamento Territorial da GNR. Por agora o novo quartel vai apenas garantir a segurança à população das freguesias de Palmela e Quinta do Anjo, abrangendo um total de 29 mil 346 habitantes. 
A cerimónia – a concretização de uma aspiração antiga da população - contou com as intervenções do Comandante-geral da GNR, Tenente General Luís Newton Parreira, do Presidente da Câmara  de Palmela, Álvaro Amaro e do Ministro da Administração Interna, Miguel Macedo.
O chefe do executivo de Palmela  recordou o processo que conduziu à conclusão do novo equipamento - exemplo de cooperação institucional - no âmbito do qual o Município e o MAI celebraram um protocolo para aquisição e cedência do terreno, no valor de cem mil euros e a Câmara assumiu o lançamento e fiscalização da empreitada de construção do edifício, financiada pela Administração Central, totalizando um milhão e meio de euros. “Para nós, a concretização deste investimento é bem um exemplo do que pode e deve ser a cooperação institucional entre órgãos do governo central e local e, nós, no concelho de Palmela, temos trabalhado sempre do lado da solução, contribuindo para qualificar o nosso território, dotando-o dos equipamentos e infraestruturas necessárias ao quotidiano dos cidadãos, em todas as dimensões”, disse Álvaro Amaro.
O presidente do Município sublinhou, ainda, "a centralidade do concelho", atravessado por eixos rodo e ferroviários estruturantes, o desenvolvimento socioeconómico e a diversidade, que têm sido determinantes para o crescimento demográfico nas duas últimas décadas, com um aumento expressivo da população infantil. “Sabemos que estas características e a realidade do nosso concelho exigem, também, uma intervenção atenta das forças de proteção civil, em diferentes domínios - a prevenção, investigação, combate à criminalidade, a segurança rodoviária, a proteção e defesa do ambiente, a proteção e vigilância das nossas crianças e idosos - e sabemos muito bem como é tranquilizadora a presença das equipas da Escola Segura, com as visitas e sessões de esclarecimento que a GNR faz com os nossos idosos”, realçou Álvaro Amaro.
No final, Álvaro Amaro reafirmou a disponibilidade da autarquia para "participar em todas as ações pedagógicas mais permanentes e regulares, junto dos nossos cidadãos, que contribuam para uma efetiva Cultura de Segurança”. 

"Esforço insuficiente", diz Ministro 
O ministro da Administração Interna, Miguel Macedo, afirmou na inauguração do novo quartel da GNR de Palmela que o ministério está a construir dezenas de infraestruturas para as forças de segurança, mas reconheceu que é um “esforço insuficiente”.
Diz o ministro que "temos cerca de 50 obras a decorrer em todo o País o que, sendo importante, é ainda insuficiente em face da situação que temos em muitos postos da GNR e esquadras da PSP, um pouco por todo o País”, disse Miguel Macedo.
"Isto é fruto de décadas em que não se fez um esforço planeado ao nível das infraestruturas das forças de segurança. Muitas dessas estruturas estão degradadas e precisam de intervenção”, reconheceu o ministro.
O novo quartel, com uma área global de 2.700 metros quadrados e capacidade para 125 agentes, dispõe de um edifício principal, um espaço central em forma de parada, anexo para garagem, arrecadação, espaço de apoio e canil.

Agência de Notícias

Comentários