Obras da Escola Secundária Pinhal Novo vão avançar

 Parque Escolar vai concluir obra suspensa há dois anos 

Uma delegação da Câmara de Palmela, chefiada pelo presidente Álvaro Amaro, foi recebida pela Parque Escolar no final do mês passado. Em cima da mesa estiveram as obras de requalificação da Escola Secundária de Pinhal Novo e dos pavilhões das escolas de Poceirão e Palmela. Nesta reunião a Parque Escolar garantiu que já há orçamento para a conclusão da obra que deverá arrancar em breve em Pinhal Novo. No entanto, nunca a tempo de receber os Campeonatos Europeus de Orientação que decorrem naquela escola em Abril. Apesar disso, disse a autarquia, a empresa "comprometeu-se a protocolar, em tempo recorde, uma pequena intervenção de urgência, com vista à requalificação da nova entrada da escola". O Partido Ecologista "Os Verdes" também questionaram o Governo sobre o assunto. 

Finalização da obra da Escola Secundária de Pinhal Novo vai avançar  

De acordo com os autarcas de Palmela, as obras de requalificação da Escola Secundária de Pinhal Novo, cuja conclusão estava prevista para o final do ano letivo 2011/2012, foram suspensas, numa fase bastante adiantada da última fase da empreitada, em Março de 2012,  "sem que a direção da escola e a Câmara de Palmela fossem oficialmente informadas na altura sobre as razões da decisão do Governo”.
A autarquia aprovou duas moções a pedir a conclusão da obra, toda a oposição deu apoio à posição do executivo municipal e várias reuniões foram pedidas ao Ministro da Educação e à Parque Escolar, responsável pela obra. Quase dois anos depois uma delegação da Câmara de Palmela - chefiada pelo presidente Álvaro Amaro e pelo vereador da educação, Adilo Costa -  foi recebida pela empresa. A "boa nova" é que a Parque Escolar garantiu aos autarcas que "está garantida em orçamento e que os procedimentos concursais estão preparados para avançar para a conclusão da obra na Escola Secundária de Pinhal Novo". 
A empresa aguarda, no momento, "o desbloqueamento da verba por parte da tutela ligada às Finanças. Assim, a obra deverá ser retomada logo que se formalize o contrato de financiamento, estimando-se cerca de oito meses de obra, a decorrer, esperamos, ainda em 2014", diz fonte da Câmara de Palmela. 
Na reunião, o município sublinhou, uma vez mais, "o impacto negativo da falta de conclusão das obras e, em particular, da pequena obra de requalificação do espaço exterior junto àquela que será a nova entrada da escola, num momento em que o estabelecimento se prepara para acolher o Event Center dos Campeonatos Europeus de Orientação e de Orientação de Precisão - EOC/ETOC 2014".
De acordo com a Câmara de Palmela, "num complexo escolar que tem já, praticamente, dois terços dos seus equipamentos em excelentes condições, este não será, certamente, um bom cartão-de-visita para perto de um milhar de atletas de elite da modalidade, em representação de seleções de todo o mundo, que, entre 9 e 16 de Abril, terão na Secundária de Pinhal Novo o seu centro de acolhimento, com secretariado, refeições, pernoita e programa cultural".
Na sequência desta ação de sensibilização e da proposta da Câmara Municipal para a realização de uma parceria, a Parque Escolar "comprometeu-se a protocolar, em tempo recorde, uma pequena intervenção de urgência, com vista à requalificação da nova entrada da escola para a Praceta de Timor. O Município irá colaborar com o abate de árvores, facilitando, também, a utilização do seu espaço público e a reafectação do espaço ajardinado", diz fonte da autarquia.

Pavilhões de Palmela e Poceirão "sem resposta"
Sobre os pavilhões nas outras escolas – e, em particular, na Secundária de Palmela, onde havia já um despacho da ex-Ministra da Educação, Isabel Alçada, datado de 2011, que dava ordens à Parque Escolar para, em articulação com a Direção Regional de Educação de Lisboa e Vale do Tejo, planear, dirigir e executar a terceira fase de execução da Escola Secundária de Palmela – a Parque Escolar, diz a autarquia, "não tem poder de decisão mas comprometeu-se a fazer chegar à tutela a insistência e, sobretudo, a disponibilidade do Município para a celebração de um Contrato Programa, que preveja, inclusivamente, a comparticipação municipal no investimento, salvaguardando o usufruto do pavilhão pela comunidade".
Apesar do bom acolhimento, pela Parque Escolar, das questões apresentadas e dos avanços conseguidos com esta reunião, o Município de Palmela "vai continuar a pedir para ser recebido pelo Ministro da Educação, sobre esta e outras questões". A espera vai em dois anos!

Heloísa Apolónia questiona Governo sobre obras em escolas de Palmela
Deputada d'Os Verdes questiona Governo sobre a Escolas do concelho
Ao mesmo tempo que a Câmara reunia com a administração da Parque Escolar, a deputada Heloísa Apolónia, do Partido Ecologista Os Verdes, questionou o Governo sobre a suspensão das obras de requalificação da Escola Secundária de Pinhal Novo e a inexistência de um pavilhão desportivo nas escolas de Palmela e Poceirão. 
A deputada também lembra que as obras de requalificação da Escola Secundária de Pinhal Novo foram suspensas "numa fase já bastante adiantada da última parte da empreitada" e não foi dada nenhuma justificação para esse facto.
"Devido a esta situação, a Escola Secundária encontra-se a funcionar sob condições desadequadas para toda a comunidade escolar, sendo que da conclusão da obra depende o aumento do número de salas para disciplinas específicas", acrescenta a deputada, em comunicado.
Heloísa Apolónia defende, também, que a Escola Secundária de Palmela, que serve duas freguesias [Palmela e Quinta do Anjo] com mais de 20 mil habitantes, não tem pavilhão desportivo, que esteve previsto no projeto de construção da escola, "mas que nunca foi construído".
A deputada quer saber se o Ministério da Educação prevê que sejam retomadas as obras na Escola Secundária de Pinhal Novo e qual a data de conclusão prevista e se a Escola Secundária de Palmela vai ter um pavilhão, questionando também o Governo com a alegada "falta de diálogo" com a autarquia de Palmela.

Agência de Notícias



Comentários