Aulas ensinam sobre choco e polvo em Setúbal

Aulas para o saber cozinhar choco em dias do Festival do Choco 

O choco e o polvo capturados em águas portuguesas são alvo de ações promocionais, entre os dias 5 e 7 de Março, em mercados municipais de Setúbal, onde decorrem aulas de cozinha abertas ao público. O evento nacional decorre na semana que encerra o festival do choco. Choco frito, em feijoada ou com tinta são algumas das propostas presentes nas cartas dos 57 restaurantes que integram esta quinzena gastronómica, iniciada no sábado e organizada pela Câmara de Setúbal.

Choco, o rei por estes dias na cidade de Setúbal 

A iniciativa consiste em duas aulas de cozinha por dia, com uma sessão inteiramente dedicada ao choco, das 10 às 11 horas e outra ao polvo, das 11 às 12 horas.
Cada aula, com inscrições gratuitas e limitadas a um máximo de dez a 12 pessoas, é conduzida por um professor de uma escola de hotelaria e turismo, que explica as características daqueles cefalópodes apanhados na costa portuguesa, em particular numa perspetiva gastronómica.
As aulas decorrem no Mercado da Conceição no dia 5, sendo que esta sessão já está esgotada, no Mercado do Livramento a 6 e no Mercado 2 de Abril a 7.
Esta é uma iniciativa de âmbito nacional desenvolvida pela Docapesca e que, em Setúbal, conta com as parcerias da Câmara Municipal e do Turismo de Portugal – Escolas.
Os interessados em participar devem inscrever-se nos respetivos mercados, junto dos serviços municipais de fiscalização, ou através do número 265 545 390.
Receitas tradicionais e criações mais arrojadas de choco estão em destaque nas ementas de mais de meia centena de restaurantes de Setúbal envolvidos no Festival do Choco, certame gastronómico a decorrer até 9 de Março.

Festival do Choco até dia 9 de Março
Choco frito, em feijoada ou com tinta são algumas das propostas presentes nas cartas dos 57 restaurantes que integram esta quinzena gastronómica, iniciada no sábado e organizada pela Câmara de Setúbal.
Uma sessão de live cooking “Sabores de Choco”, no último dia do certame, a 9, é dinamizada pela chef Fernanda Amaro, que prepara ao vivo algumas receitas mais criativas desta iguaria, degustadas depois pelos presentes.
Os interessados em participar nesta atividade do Festival do Choco, com um custo de seis euros, devem inscrever-se até dia 5 na Casa da Baía, pelo telefone 265 545 010 ou pelo endereço de correio eletrónico gatur@mun-setubal.pt.
A iniciativa, promovida com o apoio das empresas Lallemand e Makro, é um dos eventos gastronómicos dinamizados pela Autarquia ao longo do ano com o objetivo de promover os produtos regionais e de apoiar a dinamização da restauração local.

Agência de Notícias

Comentários