Os melhores locais da região para 'brincar ao Carnaval'

Sesimbra, Alhos Vedros, Pinhal Novo e Sines cumprem tradição de Carnaval 

Por terras e lugares do distrito de Setúbal, ultimam-se máscaras e carros alegóricos para saírem à rua em mais uma época carnavalesca feita de animação e sátira política, mas onde o Governo "decreta" que se continue a trabalhar. Mas, porque é Carnaval, ninguém leva a mal e todos ficam em casa uns dias em brincadeiras, bailaricos e em corsos, mais ou menos, populares. Em Sesimbra, há o samba e o calor [se o tempo ajudar] do outro lado do Atlântico. Mais de 100 mil pessoas são esperadas por lá. Ao sul, em Sines, o tempo é de grande folia e o Carnaval começa a ganhar fôlego, com a contagem decrescente para os três dias que prometem ser de arromba. No Pinhal Novo há dois corsos onde o popular se junta ao trapalhão e em Alhos Vedros, na Moita, comemora-se os 25 anos de Carnaval com mais um grande desfile nas ruas. Em Setúbal, Alcochete e Barreiro a festa começa já hoje e é dedicada aos mais pequenitos. Apesar de boa parte do país "brincar ao Carnaval nestes dias" e de todas as câmaras municipais do distrito darem tolerância de ponto, o Governo mantém outra tradição: "não conceder tolerância de ponto no Carnaval, atendendo à situação económica do país". Por cá, aproveite, divirta-se e faça a economia da região crescer.


O samba é a principal característica do Carnaval de Sesimbra  

Muita sátira social, as tradicionais cegadas, cavalhadas, e a certeza da presença da `troika´ nos motivos carnavalescos, são algumas atrações do Carnaval de Sesimbra de 2014, onde se esperam mais de 100 mil visitantes.
“Esperamos ter, ao longo dos próximos dias, mais de 100 mil visitantes, que podem divertir-se no Carnaval e tirar partido do nosso peixe, da nossa gastronomia nos restaurantes da vila”, disse ontem à agência Lusa a vereadora da Cultura da Câmara de Sesimbra, Felícia Costa.
“Temos já a decorrer as famosas noites de Sesimbra com muita animação e bailes nas coletividades, mas, como é habitual, também não vão faltar os desfiles com escolas e grupos de samba”, acrescentou.
O destaque da programação do Carnaval de Sesimbra vai para o habitual desfile de escolas, na sexta-feira de manhã, a partir das 10 horas, para o desfile da Associação Tripa Mijona, sábado às 16.30, para o desfile de escolas e grupos de samba, no domingo às 14 horas, que se repete terça-feira à mesma hora.
A segunda-feira é o dia escolhido para um gigantesco desfile de palhaços, um evento que tem participação de muitos foliões de todas as idades e que dá grande colorido à vila de Sesimbra.
“O ano passado juntámos três mil palhaços, mas este ano, como temos previsão de bom tempo, esperamos ter uma participação de quatro mil palhaços”, disse a vereadora da Cultura na Câmara de Sesimbra.
Como habitualmente, a escolha dos temas fica ao critério de cada uma das coletividades, mas, além da inevitável sátira, há sempre motivos alusivos às questões da sustentabilidade e do ambiente.
A exemplo do que já aconteceu o ano passado, a Câmara de Sesimbra vai dar tolerância de ponto na terça-feira de Carnaval.
O Carnaval de 2014 termina com o tradicional enterro de bacalhau, que terá lugar a partir das 21:30 de quarta-feira.

Hoje há desfile dos pequeninos em Sesimbra 
Para os mais pequeninos o Carnaval começa já hoje. Mais de duas mil crianças de 19 estabelecimentos de ensino e de educação do concelho vão percorrer, esta sexta-feira, a partir das 10 horas, a Avenida 25 de Abril, na vila de Sesimbra. A assistir ao desfile vão estar, como é habitual, milhares de familiares e amigos.
À alegria contagiante dos pequenos foliões, junta-se um universo de cores e muita criatividade, exposta nas fantasias que dão corpo ao primeiro desfile do Carnaval de Sesimbra.
Tal como nas escolas e grupos de samba, os fatos começam a ser preparados com bastante antecedência. As Lendas de Sesimbra, O Estuário do Sado, As Estações Brincalhonas, a Multiculturalidade e o Mar são alguns dos temas deste ano apresentados pelos estabelecimentos de ensino e educação participantes.

Pinhal Novo com cortejo domingo e terça-feira 
No Pinhal Novo o Carnaval é "trapalhão" e "criativo" 
A Câmara de Palmela apoia as manifestações populares ligadas ao Carnaval, promovidas pelo Grupo Carnavalesco Amigos de Baco, entre 2 e 5 de Março, em Pinhal Novo.
O Corso Carnavalesco, que desfilará pelas ruas de Pinhal Novo nos dias 2 e 4 de Março, às 15h30, conta com a participação de diversas associações e instituições locais e apresenta, entre outras novidades, a realização de um concurso que premiará o grupo mais numeroso e a máscara mais original.
No dia 5 de Março, às 21h30, o Jardim José Maria dos Santos acolhe, como manda a tradição, o tradicional Enterro do Bacalhau.
A Câmara Municipal de Palmela apoia, ainda, os Bailes de Carnaval, nos dias 1 e 3 de Março, às 21h30, no Salão dos Bombeiros Voluntários de Pinhal Novo, uma iniciativa promovida pelo Motoclube de Pinhal Novo, com animação a cargo do grupo musical pinhalnovense “Foxtrot”.

Reciclagem dá o mote ao “Carnaval na Biblioteca”
No dia 1 de Março, às 15h30, a Câmara Municipal de Palmela promove a iniciativa “Carnaval na Biblioteca”, na Biblioteca Municipal de Pinhal Novo. Inserida no Programa de Animação Infantil do Livro e da Leitura 2013/2014, esta iniciativa integra coreografias de Zumba e Zumba Kids e uma mostra de fatos carnavalescos produzidos a partir de materiais recicláveis.
Os interessados em participar no “Carnaval na Biblioteca”, que conta com o apoio da instrutora Sara Cravinho, poderão obter mais informações através do telefone 212 336 638 ou do e-mail bibliotecas@cm-palmela.pt.

Alhos Vedros comemora 25 anos de Carnaval 
Em Alhos Vedros o Carnaval comemora 25 anos 


“25 Anos de Carnaval… É Obra!!” é o tema do tradicional Corso de Carnaval de Alhos Vedros que vai sair à rua nos dias 2 e 4 de Março, às 15 horas, e que irá percorrer as principais artérias da vila com muita cor e alegria.
O Carnaval de Alhos Vedros é mais uma vez organizado pela Sociedade Filarmónica Recreio e União Alhosvedrense “A Velhinha” que, para isso, recebeu um apoio financeiro da Câmara da Moita, no valor de 10 000 euros, além dos habituais apoios logísticos e de divulgação.
O corso vai apresentar-se com cinco carros e cerca de 400 figurantes, inspirados nos grandes povos de conquistadores e vencedores, como os portugueses, os gregos, os egípcios e os espanhóis, celebrando as Bodas de Prata do Carnaval de Alhos Vedros.

Escolas desfilam hoje em Alhos Vedros 
Mas o Carnaval no concelho da Moita não se fica pelo Corso de Alhos Vedros. As crianças que frequentam as Escolas Básicas de 1º ciclo, Jardins-de-infância e ATL’s desfilam, no dia 28 de Fevereiro, a partir das 10 horas, alegrando as ruas com muita cor e fantasia.
Para os mais pequenos, a Câmara da Moita vai promover, no dia 1 de Março, a partir das 14 horas, na Biblioteca Municipal da Baixa da Banheira, e, a partir das 15 horas, na Biblioteca Municipal de Alhos Vedros, uma tarde dedicada ao Carnaval com direito a Pinturas Faciais.
Devido a estas tradições carnavalescas, a Câmara da Moita concedeu tolerância de ponto no dia 4 de Março e, por isso, os serviços municipais vão estar encerrados, assegurando-se, no entanto, os serviços mínimos essenciais, nomeadamente nas áreas da Higiene Pública, Abastecimento de Água e Centrais de Esgotos, Cemitérios e Mercados Municipais.

Festa dos mais pequeninos em Setúbal 
O desfile de Carnaval das crianças dos jardins de infância e escolas do 1.º ciclo de Setúbal realiza-se no dia 28, em vários locais do concelho.
No centro da cidade, o cortejo de máscaras começa às 10 horas, com concentração na Praça de Bocage, percorrendo, de seguida, a Avenida Luísa Todi até ao Hotel Esperança.
Nesta iniciativa, organizada pela associação ACOES e Câmara Municipal, os mais pequenos podem contar com muita animação, a cargo do Teatro Animação de Setúbal, e o habitual concurso de máscaras, com atribuição de troféus aos três primeiros lugares.
Este ano, a Autarquia oferece a todas as crianças que participam no desfile um ingresso para o espetáculo "Um Presente Especial", pelo Grupo Animação e Teatro Espelho Mágico, que se realiza nos dias 2 e 3 de Abril, no Fórum Municipal Luísa Todi.
Em Azeitão, a junta de freguesia local promove, de manhã, o desfile dos alunos da Escola Básica de Vila Nogueira e, à tarde, o das crianças da Escola da Brejoeira.
Em Vila Nogueira, a iniciativa começa às 10 horas, pelas ruas Poeta Sebastião da Gama e José Augusto Coelho até à Praça da República, o Rossio, onde se realiza um espetáculo.
Às 14h30 é a vez de as crianças da Escola da Brejoeira, onde também há festa de Carnaval, desfilarem pelas ruas do Kimbo, do Pinhal, Almada Negreiros, José Afonso, Vasco Santana e Maria Lamas.
A pensar na semana de interrupção letiva, entre os dias 3 e 5 de Março, o Arquivo Municipal de Setúbal volta a promover atividades de expressão plástica e oficina de máscaras para crianças entre os 6 e os 12 anos.

Escolas do Barreiro saíram à rua 
No Barreiro o Carnaval já saiu à rua ontem 
O Desfile de Carnaval dos alunos da Freguesia do Barreiro decorreu ontem no Forum Barreiro devido às condições climatéricas adversas. Ainda assim, o desfile contou com mais de 500 alunos da Escola Básica (EB) Professor José Joaquim Rita Seixas, Colégio Minerva e Instituto dos Ferroviários.
Militares com cravos nas armas e vendedoras de cravos lembraram, no desfile, um dos temas do Carnaval deste ano: os 40 anos do 25 de Abril de 1974.
Os países, símbolos, história e as instituições da União Europeia também estiveram representados através de diversas máscaras, onde não faltavam os líderes europeus. O diálogo intercultural na Europa também foi lembrado neste desfile através de representações de várias culturas.
Os hábitos de vida saudável, em termos de alimentação e desporto, bem como as estações do ano, as profissões, entre outras máscaras, estiveram também representados no desfile.
Hoje , 28 de Fevereiro, estão previstos os desfiles nas seguintes freguesias do Alto do Seixalinho, do Lavradio e da Verderena pelas 10h30.

Crianças festejam Carnaval com desfiles nas três Freguesias de Alcochete
As crianças das escolas do concelho de Alcochete vão festejar o Carnaval com desfiles pelas ruas das três Freguesias esta sexta-feira, último dia de Fevereiro e primeiro dia de Carnaval.
Este ano, o desfile de Carnaval em Alcochete conta com a participação da Escola E.B./J.I. N.º 1 de Alcochete (Monte Novo), da Fundação João Gonçalves Júnior, do Colégio Cantinho do Pinheiro e do Colégio Estrela do Mar.
Esta é, diz a autarquia, "uma oportunidade para apreciar os disfarces de Carnaval feitos por alunos, educadoras e docentes, e brincar ao Carnaval ao som de música carnavalesca".
O desfile tem início às 10 horas com partida do Largo de São João. Os pequenos foliões vão por ruas do Núcleo Antigo de Alcochete: Rua Comendador Estêvão de Oliveira, Rua do Talho, Largo da República, Rua António Maria Cardoso e Largo de São João. Esta iniciativa conta com o apoio logístico da Câmara Municipal de Alcochete. Durante a iniciativa, o trânsito vai estar condicionado nas Ruas da Praça e António Maria Cardoso.
Na Vila de Samouco, as crianças do Jardim de Infância e do 1º Ciclo também desfilam animados por uma charanga desde os estabelecimentos escolares até à Praça da República, com passagem pela frente da Igreja de São Brás, uma iniciativa com início às 10 horas e que conta com o apoio da Junta de Freguesia local.
Na Freguesia de São Francisco, o desfile de Carnaval conta com a participação do Pré-Escolar e 1.º Ciclo e as crianças desfilam desde o Centro Escolar de São Francisco até à primeira rotunda de acesso à localidade para quem acede por Alcochete, um desfile com início às 10 horas. Esta iniciativa conta com o apoio logístico da Junta de Freguesia local.

Carnaval de Sines apresenta-se em 2014 com muita cor e fantasia
Sines vai ter três corsos de Carnaval 

Mais a sul, o ritmo do samba leva, ano após ano, um número cada vez maior de foliões ao Alentejo. Em Sines, o Carnaval começa a ganhar fôlego, com a contagem decrescente para os três dias que prometem ser de arromba. 
O custo de cinco euros para assistir ao cortejo do Carnaval de Sines não será um argumento para, em tempo de crise, haver menos visitantes. Essa é a opinião de Maria Alexandra, presidente da Associação de Carnaval ‘Siga a Festa’. Com mais grupos e foliões, a responsável acredita que o percurso da avenida "vai ser apertado para acolher todos os visitantes".
Com desfiles do corso carnavalesco nos dias 2, 3 e 4 de Março e a participação de mais de dois mil figurantes. O Carnaval de Sines apresenta este ano como embaixadores do Carnaval 2014, Merche Romero e José Figueiras (SIC).
O programa tem início esta sexta-feira (28), pelas 10 horas, na Av. General Humberto Delgado, com a 23.ª edição do Carnaval dos Pequeninos, com a participação das crianças das escolas do concelho, numa organização da Junta de Freguesia de Sines. O desfile contará também com a presença dos Pequenos Reis do Carnaval, Beatriz Santos e Mateus Henrique, acompanhados pela Mascote “O Folião”.
O primeiro grande dia é domingo (2 de Março)  na Av. General Humberto Delgado, pelas 14 horas, com a emissão do programa “Portugal em Festa”, da SIC, com a presença dos apresentadores José Figueiras, Rita Ferro Rodrigues, Merche Romero e Raquel Strada. O programa terá emissão até às 20 horas.
A partir das 15 horas, na mesma avenida, tem lugar o 1.º desfile do Corso Carnavalesco da edição de 2014 do Carnaval de Sines, com a presença de escolas de samba, grupos foliões, carros alegóricos, carros foliões e mascarados, prevendo-se a participação de cerca de dois mil figurantes.
Pelas 22 horas, na Mega Tenda, decorre a Festa dos Palhaços e Baile Carnavalesco com a Banda PACK7.
O dia 3 de Março (segunda-feira) começa com um Baile de Máscaras Sénior, com o acordeonista João do Carmo, pelas 14h30, na Santa Casa da Misericórdia (Salão Social). A Av. General Humberto Delgado recebe, a partir das 21 horas, um desfile noturno do Corso Carnavalesco, com muita luz, alegria e cor e a presença dos embaixadores do Carnaval de Sines em 2014, Merche Romero e José Figueiras.
Pelas 23h30, na Mega Tenda, decorre um Baile de Máscaras com a Banda PACK 7 e a presença de Merche Romero e José Figueiras.
No dia 4 de Março (terça-feira gorda), a Av. General Humberto Delgado recebe, a partir das 15 horas, o último desfile do Corso Carnavalesco, que contará com a presença dos embaixadores do Carnaval de Sines em 2014.
O último baile carnavalesco realiza-se a partir das 22 horas na Mega Tenda, com a Banda PACK 7 e a entrega de prémios aos participantes. A edição em 2014 do Carnaval de Sines termina a 5 de Março (quarta-feira), pelas 22 horas com o Enterro do Entrudo (concentração na Praça Tomás Ribeiro).
O Carnaval de Sines é organizado pela Siga a Festa – Associação de Carnaval, em parceria com a Câmara Municipal de Sines e Junta de Freguesia de Sines, com os patrocínios da Galp Energia – Refinaria de Sines e Repsol e com o apoio de várias entidades.


Comentários