Imagens retratam Setúbal antiga

Álvaro Dias expõe fotografias de Setúbal dos anos 40  

Duas dezenas de fotografias a preto e branco que documentam parte da sociedade setubalense nos anos 40, da autoria de Álvaro Dias, podem ser vistas até 4 de Fevereiro na Galeria de Exposições da Casa da Cultura, na cidade de Setúbal.


Retratos de uma cidade que já não existe em exibição na Casa da Cultura

“Percursos” é o tema da exposição, organizada pela Câmara Municipal de Setúbal e pela DDLX, inaugurada no dia 11, com a presença do fotógrafo amador Álvaro Dias, conhecido sobretudo pela carreira ligada à indústria gráfica, que completa 90 anos a 28 de Fevereiro.
A sessão de abertura ao público desta mostra contou também com a presença de Manuel Pisco, vereador da Autarquia, bem como de Francisco Lobo, ex-presidente do Município num dos mandatos em que o próprio Álvaro Dias integrou o Executivo municipal.
A exposição “Percursos” surge a partir do livro “Em Terras de Rio Feito Mar”, uma edição da Universidade Popular de Setúbal, que reúne, entre outras, imagens dos bairros de lata, da pesca através da “arte do cerco”, dos barcos vistos de terra e dos miúdos que esperavam a “rânchea”, os restos de comida dos marinheiros.
Regina Marques, também ex-vereadora e presidente da Universidade Popular, presente na inauguração, prefacia o livro, referindo que Álvaro Dias traz, através da fotografia, “o tempo em que a força do trabalho estava no corpo, em que o corpo era a tecnologia sem qualquer mediação”, para considerar que este “é um documento histórico”.
“Percursos” pode ser vista de terça a quinta-feira entre as 10 e as 24 horas, às sextas e aos sábados o horário prolonga-se até à uma da madrugada. Aos domingos a Casa da Cultura funciona das 10 às 20 horas.

Agência de Notícias
Leia outras notícias do dia em www.adn-agenciadenoticias.com 

Comentários