Idosos patrulham jardins e parques de Setúbal

Patrulheiros vigiam espaço público em Setúbal 

A Câmara de Setúbal aprovou no dia 22, em reunião pública ordinária, a celebração de um protocolo para prosseguimento do projeto de vigilância de espaços públicos por patrulheiros com recurso a cidadãos reformados. Na mesma reunião, o câmara de Setúbal aprovou um voto de louvor e assinalou a importância de Manuel Salazar, falecido na madrugada de ontem, aos 69 anos, enquanto advogado e defensor de causas cívicas.

Mais velhos vigiam espaços públicos na cidade de Setúbal 

O acordo, a assinar com a União das Freguesias de Setúbal e a Associação Centro de Bem-Estar Social dos Reformados e Idosos de Setúbal, estabelece que a autarquia sadina atribui um apoio financeiro de 85 mil e 800 euros com vista à garantia do trabalho dos patrulheiros pelo período de 12 meses.
O protocolo destina-se à “vigilância e sensibilização de utilização de equipamentos e espaços verdes, por parte dos patrulheiros, contribuindo assim para a promoção de uma correta utilização dos mesmos", diz fonte da câmara de Setúbal.
A deliberação camarária aponta a “experiência de gestão positiva” deste projeto, desenvolvido há quatro anos, e a “elevada frequência de utentes nos espaços em questão”, como a Avenida Luísa Todi e o Parque Urbano de Albarquel, “em especial nos dias úteis ao final da tarde e durante o fim de semana” como fatores que fundamentam a decisão.
O renovar desta colaboração é ainda necessário devido à reorganização das freguesias, uma vez que, anteriormente, os acordos envolviam a Junta de Nossa Senhora da Anunciada, entretanto extinta e integrada na União das Freguesias de Setúbal, signatária do novo protocolo.

Autarquia paga 2,60 euros/hora 
Ao abrigo deste projeto, cabe à câmara de Setúbal disponibilizar aos patrulheiros "um colete sinalizador, um cartão identificativo, telemóvel de serviço e demais apoio logístico que seja necessário, bem como promover ações de formação, garantir seguro de acidentes pessoais e comparticipar com um subsídio anual, em mensalidades, correspondente ao valor simbólico de 2,60 euros por hora", explica fonte do executivo sadino.
O protocolo entra em vigor no primeiro dia útil a seguir à data da assinatura e tem a validade de um ano, podendo ser renovado sucessivamente por iguais períodos. A celebração deste acordo põe termo aos dois protocolos congéneres anteriores estabelecidos com a mesma finalidade.

Pesar por Manuel Salazar
Na mesma reunião pública, a câmara de Setúbal assinalou a importância de Manuel Salazar, falecido no dia 22 aos 69 anos, enquanto advogado e defensor de causas cívicas.
Um voto de pesar refere que Manuel Salazar foi um “ilustre advogado” de Setúbal, tendo desempenhado funções de jurista e notário privativo na Câmara Municipal.
Manuel Salazar, natural de Mirandela, teve, em Setúbal, a par da atividade profissional de advogado, uma forte ligação ao movimento associativo e a causas cívicas.
Um dos fundadores da Universidade Popular de Setúbal e dirigente do Grupo Desportivo da Fonte Nova, “esteve profundamente envolvido no Grupo de Cidadãos pela Arrábida na contestação à coincineração de resíduos industriais perigosos em instalações fabris situadas em pleno parque natural”, sublinha o texto.
A câmara de Setúbal manifesta profundo pesar pela morte de Manuel Salazar e endereça sentidos pêsames à família enlutada.

Agência de Notícias
Leia outras notícias do dia em www.adn-agenciadenoticias.com 


Comentários