Freguesia de São Francisco comemorou 29 anos

Junta comemora pela primeira vez criação da freguesia de São Francisco  

Pela primeira vez na sua história, a Junta de Freguesia de São Francisco, em Alcochete, comemorou, a 26 de Janeiro, a criação da Freguesia numa cerimónia pública que decorreu no salão do edifício da Junta, à qual não faltaram autarcas, representares de entidades locais e população em geral. 

Luís Madeira, presidente da Junta de Freguesia de São Francisco 

São Francisco comemorou assim 29 anos enquanto Freguesia, integrada numa história bem mais antiga, pois é no seu território que reside a génese do concelho de Alcochete, com origem no antigo concelho de “Ripa Tejo”, na qual a freguesia de Sabonha assumia a sede de concelho, numa extensão que ia desde Alcochete a Sarilhos, incluindo Samouco e Aldeia Galega.
Presente na cerimónia o presidente da câmara de Alcochete  sublinhou que “nestes 29 anos São Francisco desenvolveu-se e cresceu demograficamente e tem hoje um paradigma de gestão urbanística absolutamente exemplar, tem espaços verdes, tem boa qualidade de vida e tem aquele que foi o maior investimento de sempre da Câmara Municipal de Alcochete que é o Centro Escolar de São Francisco”, disse Luís Miguel Franco.
“Os tempos são difíceis, a conjuntura é extraordinariamente difícil, mas é necessária uma Junta de Freguesia próxima das populações para também saber auscultar, ouvir e tentar resolver os seus problemas”, concluiu o chefe do executivo da câmara de Alcochete.

"Também olhamos para o futuro, um futuro que se mostra incerto e preocupante"
Na sua intervenção, o Presidente da Junta de Freguesia começou por referir que assumiu com a população de São Francisco um conjunto de compromissos, entre os quais, “a dinamização de um plano de acção sócio-cultural, desportivo e ambiental, que inclui entre outras, a comemoração de datas e efemérides – e a comemoração, pela primeira vez, do 29.º aniversário da elevação de São Francisco a freguesia”, disse Luís Madeira.
“Reafirmo em meu nome pessoal e em nome do executivo que me acompanha que tudo faremos, no limite das nossas forças e competências para não defraudar o trabalho meritório e abnegado daqueles que nos antecederam”, contou o autarca.
E acrescentou: “Celebramos o passado, o dia em que a nossa terra se tornou freguesia mas também olhamos para o futuro, um futuro que se mostra incerto e preocupante em Portugal mas estamos certos que conseguiremos com a participação de todos fazer de São Francisco uma freguesia ainda mais aprazível para quem cá vive e quem nos visita", concluiu Luís Madeira.
Seguiu-se um momento musical protagonizado pelo Grupo de Sevilhanas da Sociedade Recreativa de São Francisco, e um moscatel de honra acompanhado pelo bolo de aniversário alusivo à efeméride.

Agência de Notícias
Leia outras notícias do dia em www.adn-agenciadenoticias.com

Comentários