Fogaça de Palmela volta a ser destaque em Maio

A importância da gastronomia na identidade local

A Confraria Gastronómica de Palmela dinamizou, em parceria com a câmara de Palmela, no passado sábado, dia 18 de Janeiro, uma Conversa à Volta da Fogaça, na Biblioteca Municipal de Palmela, no seguimento do programa que, ao longo de uma semana, contribuiu para a divulgação deste biscoito típico da vila de Palmela que em Maio volta a estar em grande destaque ou não fosse a Fogaça considerada pelo responsável pelo turismo palmelense: “uma das pérolas da nossa gastronomia”. 

Conversa à volta da Fogaça cimentou importância da gastronomia local 
Esta foi a semana da fogaça da vila de Palmela. Ao longo desta semana, através de várias iniciativas, muito se falou e divulgou o principal bolo de Palmela. Com esta iniciativa, diz a câmara, “demos início ao ciclo 2014 de promoção dos nossos produtos locais de qualidade”. O encontro contou com um conjunto de convidados, de diversas áreas e em representação de instituições locais, para desvendar histórias e tradições e perspetivar novas formas de divulgação da doçaria tradicional.
O visionamento do documentário “Fogaças de Palmela”, realizado em 2013 por Filipe Gomes e apresentado nas Curtas Sadinas (categoria Documentário Regional), abriu a iniciativa, que continuou com as intervenções do painel de convidados e seguiu com um momento de debate. Uma prova de Fogaça de Palmela e Moscatel de Setúbal encerrou o encontro da melhor maneira.

“A Fogaça é uma das pérolas da nossa gastronomia”
Para o vereador Luís Miguel Calha, responsável pelos pelouros do Turismo e da Cultura, a Fogaça de Palmela “simboliza o que de mais nobre e genuíno carateriza as gentes da nossa terra: o apego às tradições, o espírito solidário e uma identidade muito forte, que fazem de Palmela um concelho de uma riqueza cultural ímpar”.
Sobre o trabalho em curso, no âmbito da promoção da gastronomia local, enquanto produto turístico, o responsável pela pasta do Turismo e Cultura, considera que “a Fogaça é uma das pérolas da nossa gastronomia” e revela que “este ano, terá um destaque muito especial no calendário de iniciativas que vamos desenvolver, em parceria com a Confraria Gastronómica de Palmela”.
Depois de Janeiro, pela sua ligação às comemorações do Dia de Santo Amaro, a Fogaça de Palmela voltará a estar em destaque no mês de Maio.

Agência de Notícias
Leia outras notícias do dia em www.adn-agenciadenoticias.com 

Comentários