Avenida da Praia no Barreiro reabre em Fevereiro

Grupo de trabalho vai ser criado para dinamizar atividades na “Avenida”

A obra da Avenida Bento Gonçalves, no Barreiro, deverá estar concluída na primeira quinzena de Fevereiro. Vai ser criado um grupo de trabalho para dinamizar aquela artéria nobre da cidade e que, terminada a intervenção, será, ainda mais, um espaço de fruição, convívio e palco com potencial para múltiplas atividades. O desafio foi lançado numa reunião com comerciantes da zona com a intervenção do projeto REPARA – Regeneração Programada da Área Ribeirinha de Alburrica. 

Avenida da Praia vai ganhar outra centralidade no Barreiro 
Na reunião ficou, ainda, “apalavrada” a realização de um evento que assinalará a abertura da avenida. O vereador responsável pela Gestão e Regeneração Urbana, Rui Lopo, sublinhou a constituição da equipa para dinamizar a atividade comercial desejando que esta “traga vida a uma frente ribeirinha reabilitada”.
Para a Presidente da União das Freguesias, se a ‘Avenida da Praia’ já era um espaço nobre, com potencialidades e com a “melhor vista para Lisboa”, e apesar, reconheceu Ana Porfírio, do “algum esforço” ou “esforço extra” dos últimos meses, este justificou-se com a perspetiva de “melhoria”. Ana Porfírio referiu ainda o “enquadramento muito bonito” e “mais aberto” de um espaço que considerou “privilegiadíssimo” na cidade do Barreiro, disse a autarca ao site da câmara do Barreiro.

Investimento municipal de 1,2 milhões
De acordo com o Carlos Humberto, “a zona ribeirinha pode ser um potencial do Barreiro”. O seu potencial, explicou o chefe do executivo municipal, justifica o esforço do Município em disponibilizar a quantia que não foi coberta pelos dinheiros comunitários.
Recorde-se que o valor da intervenção ascende a 4 milhões de euros, sendo o Município responsável por cerca de 1,2 milhões de euros, fruto da Candidatura ao QREN – Quadro de Referência Estratégico Nacional, financiada pelo FEDER – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.
De todas as componentes da intervenção, o presidente da câmara demonstrou particular “crença” no passadiço: “Os moinhos de vento passam a estar dentro da cidade”, esclareceu Carlos Humberto.

PSP no Café Barreiro  
Responsáveis apresentaram ideias para dinamizar a zona 
Assim que esteja terminada a obra, a circulação da Bento Gonçalves será de imediato reposta. Prevê-se, entretanto, a intensificação da intervenção na rua Miguel Pais, sendo, contudo, conforme referiu Emanuel Santos, garantidos os acessos para cargas e descargas.
De salientar a avaliação positiva da obra, por parte dos presentes. Este facto deve-se, diz fonte da autarquia, “não apenas ao andamento dos trabalhos como pela expectativa que criou para aquela zona da cidade, esperando-se um forte impacto positivo”.
A instalação da PSP no Café Barreiro, no Barreiro Antigo, foi relembrada. Obra que os presentes consideraram “importante para contribuir para a segurança daquela zona mais antiga da cidade e com diversos espaços de diversão nocturna”, diz a autarquia.

 Agência de Notícias

Leia outras notícias do dia em www.adn-agenciadenoticias.com 

Comentários