São Francisco Xavier lembrado hoje em Setúbal

Cerimónia abriu comemorações da morte do padroeiro da cidade

A deposição de flores junto à estátua de São Francisco Xavier, no jardim da beira-mar, assinalou esta manhã os 461 anos da morte do padroeiro da cidade de Setúbal. A cerimónia de hoje marcou o início de um programa comemorativo em honra de São Francisco Xavier, que inclui visitas guiadas e o lançamento de um livro.

São Francisco Xavier é patrono da cidade de Setúbal 

O bispo de Setúbal, dom Gilberto Canavarro dos Reis destacou a importância da realização anual desta cerimónia que assinala o papel do padroeiro em vida. "S. Francisco Xavier é uma imagem que nos marca, um símbolo de união para, todos juntos, fazermos uma cidade e um mundo melhor", defendeu o bispo.
A Diocese de Setúbal, a Liga dos Amigos de Setúbal e Azeitão (LASA), o Instituto Politécnico de Setúbal e o Centro de Estudos Bocageanos também estiveram representados na cerimónia desta manhã, no jardim da beira-mar.
O presidente da LASA, José Lemos Ferreira, recordou o percurso de evangelização de S. Francisco Xavier pelo Oriente e frisou a importância da sua obra na cidade. De acordo com a autarquia, antes da deposição de flores, a cerimónia incluiu também a celebração de uma eucaristia, na Igreja de São Julião, presidida pelo bispo dom Canavarro dos Reis.

De Colégio de São Francisco Xavier a Palácio Fryxell
Pedro Pina, vereador da Cultura da Câmara de Setúbal, referiu que a preocupação da autarquia passa por "preservar e recordar memórias do passado", tendo destacado que "São Francisco Xavier é uma figura da cidade e do mundo", sendo por isso "uma honra para a autarquia estar associada a esta homenagem".
Esta tarde, o programa estende-se à Capela de São Francisco Xavier, no Palácio Fryxell, onde funciona a reitoria do Instituto Politécnico de Setúbal, para a realização de visitas guiadas a este espaço, entre as 15 e as 17 horas.
No final da tarde, os claustros do Instituto Politécnico de Setúbal recebem o lançamento do livro "De Colégio de São Francisco Xavier a Palácio Fryxell – História e Análise Arquitectónica", publicação da autoria da arquitecta Inês Gato de Pinho.
A história e a complexidade arquitetónica do antigo Colégio de São Francisco Xavier de Setúbal, atualmente conhecido como Palácio Fryxell, bem como a carência de estudos sobre o edifício suscitaram na autora o interesse pelo tema e a vontade de realizar uma análise e investigação profunda ao nível histórico e arquitetónico.
“O trabalho realizado encontra-se agora editado, tratando-se de uma obra extremamente enriquecedora ao reunir, igualmente, um conjunto de imagens e de documentos inéditos sobre um edifício de referência para a cidade de Setúbal”, refere fonte da autarquia de Setúbal.

Agência de Notícias
Leia outras notícias do dia em www.adn-agenciadenoticias.com

Comentários