Palmela exibe documentário sobre a Arrábida

Arrábida Imaterial à distância de um clique

A Arrábida continua a sua caminhada rumo à classificação como Património Mundial. Depois de um olhar mais profundo sobre a vertente natural deste vasto território, que abrange os concelhos de Palmela, Setúbal e Sesimbra, o enfoque está, agora, no estudo do património cultural imaterial, manifestações que nos contam a história das populações que aqui se fixaram, ao longo dos tempos. 

Canal do Youtube da Câmara de Palmela exibe documentário 

Já está disponível para visualização, no canal Youtube da Câmara de Palmela, o documentário “Arrábida Imaterial”, que se apresenta como uma leitura possível do território, mostrando-o como lugar mágico e transcendente, mas simultaneamente real, onde, ao longo do ano, o ciclo da vida prossegue.
“A narrativa intercala o sagrado com os saber-fazer, desenhando a Arrábida como fonte de sustento, de memória e de identidades. A devoção à Nossa Senhora do Cabo Espichel, por parte do Círio da Sociedade Filarmónica Humanitária, dá o mote para o ano, que corresponde a um ciclo agrícola”, refere a autarquia palmelense.
Na origem, estas manifestações religiosas tinham, como objetivo, apaziguar o sagrado para a fecundação da terra. Pelo meio, os moinhos de vento, o Círio de Quinta do Anjo, o maneio das ovelhas e a produção de queijo, e o vinho como referência maior. A terminar, a paisagem que não nos deixa indiferentes e que nos molda enquanto comunidade. A Sinfonia n.º 4 “Os dias dos Prodígios” - uma composição do maestro palmelense Jorge Salgueiro, concebida para comemorar os 50 anos da Festa das Vindimas, numa celebração da Terra, do Povo e do Vinho - constitui a banda sonora.
“Este é um processo que necessita da participação de todos os que convivem com as dinâmicas do território, pelo que o contributo de cada um é fundamental”, refere fonte da câmara de Palmela.
Acompanhe o percurso da candidatura da Arrábida a Património Mundial em http://arrabida.amrs.pt.
Veja o Documentário Arrábida Imaterial AQUI

Agência de Notícias
Leia outras notícias do dia em www.adn-agenciadenoticias.com 

Comentários