Câmara de Setúbal leva presentes ao hospital

Espírito natalício chegou ao São Bernardo

Perto de cem presentes de Natal foram distribuídos  pela presidente da Câmara de Setúbal, Maria das Dores Meira, e pelo vereador Pedro Pina às crianças internadas ou em observação nos serviços de pediatria do Hospital de São Bernardo, na cidade de Setúbal. 

Autarcas de Setúbal entregam, presentes no hospital 

As prendas para meninos e para meninas, começaram a ser distribuídas no serviço de Obstetrícia, que em breve vai ter novas instalações com espaços criados para partos alternativos, como os na água.
O pequeno Rodrigo, com um dia, recebeu um tapete de atividades. O Rodrigo é um dos cinquenta bebés que nasceram este ano na água, um método cada vez mais procurado, como foi o caso dos pais do bebé que desde o início da gestação decidiram por “um parto o mais natural, que não seja induzido”.
O casal veio do Algarve para ter o Rodrigo no São Bernardo, o único hospital público português a efetuar partos dentro de água e leva uma experiência“única” para os pais, com vantagens tanto para o bebé, como para a mãe.
A chefe da Ginecologia e Obstetrícia, Isabel Matos, que acompanhou a visita, bem como o presidente do Conselho Administrativo do Centro Hospitalar de Setúbal, Alfredo Lacerda, referiu que o Puerpério tem, em média, vinte camas ocupadas por dia.
Quem ganhou um presente – um castelo da Playmobil – foi o Gonçalo, que estava, no sítio certo, à hora certa, a visitar o mano Guilherme, recém-nascido.

“Quero uma piscina com ondas”
Já no internamento de Pediatria, o António, de 14 anos, que mal dera entrada, com o braço ao peito, pediu à presidente da Câmara, “uma piscina com ondas para o surf”.
Como resposta, Maria das Dores Meira, disse que “primeiro é preciso mais uma escola a tempo inteiro”.
Três irmãs e uma prima, já com alta, recuperadas de uma intoxicação alimentar, preferiram ficar à espera da visita da presidente. Com idades entre os 7 e os 16 anos, as meninas, receberam auscultadores da Hello Kitty.
Uma das mães, de Sesimbra, agradeceu “todo o cuidado” que as crianças ali tiveram, sentindo que foram bem acolhidas.
“Este é um hospital muito humanizado, o que é muito importante”, constatou o vereador Pedro Pina, uma vez que também as instalações daquele serviço estão decoradas com motivos próprios daquelas idades.
A comitiva visitou ainda os três bebés na Unidade de Cuidados Especiais Neonatais, onde, nas paredes, se pode ver muitas fotografias e ler mensagens de agradecimento deixadas pelos pais ou enviadas tempos mais tarde.
Nas urgências pediátricas, onde funcionam, além da sala de espera, a dos aerossóis, a de triagem e a de observação, também foram distribuídos presentes nesta ação promovida pela Câmara de Setúbal que contou com a colaboração das farmácias Sália, Carmo Sobral, Brasil, Cunha Pinheiro e Higiene (Azeitão), bem como das empresas Auchan Portugal, Modelo Continente, Intermarché e Recheio Cash & Carry.
Serraleite, Alto Mar, Hospor, Sapec Agro, Selectis, Etermar, Palmeiro Foods, Dancake, Habitamega e Adubos Delta foram outras empresas que apoiaram esta iniciativa solidária.

Agência de Notícias
Leia outras notícias do dia em www.adn-agenciadenoticias.com 

Comentários