Barreiro e Almada distinguidos por boa água

Autarquias com selos de qualidade exemplar da água para consumo 2013

Os serviços de abastecimento de Almada e Barreiro foram distinguidos com o selo de "Qualidade exemplar da água para consumo humano" pela ERSAR - Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos. Os municípios receberam o prémio por terem uma avaliação igual ou superior a 98 por cento, de acordo com os dados analisados por esta entidade no último ano. A entrega dos prémios decorreu dia 27 em Oeiras.

Barreiro e Almada  recebem prémio em Oeiras 

A Cerimónia Oficial de Entrega dos Prémios de Qualidade dos Serviços de Águas e Resíduos e dos Selos de Qualidade Exemplar da Água para Consumo 2013 - Água & Ambiente – ERSAR, decorreu na passada quarta-feira, 27 de Novembro, no âmbito da 8ª Expo Conferência da Água, realizada em Oeiras.
Carlos Humberto, Presidente da Câmara do Barreiro, recebeu, em nome da Autarquia, o Selo de Qualidade exemplar da água para consumo humano 2013. Refira-se que esta distinção, entregue este ano, pela primeira vez, pretende evidenciar as entidades prestadoras de serviços de abastecimento público de água que, no último ano de avaliação regulatória, tenham assegurado uma qualidade exemplar da água para consumo humano (perto dos 100 por cento), nomeadamente verificando todos os critérios previstos no respetivo regulamento.
A distinção pública das entidades prestadoras de serviços de Águas e Resíduos, que melhor cumpriram os objetivos de qualidade dos serviços que lhe estão contratados, foi valorizada por Sofia Martins, vereadora com responsabilidades na área das Águas e Resíduos do Município, que se congratulou com o facto de o Barreiro ter sido distinguido com o ‘Selo de Qualidade exemplar’. Uma decisão, segundo a vereadora, “em linha com a nossa preocupação constante de promover a melhoria dos serviços prestados à população”.

Almada também presente
Promovido pela Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR), em parceria com o Jornal Água & Ambiente, este galardão nacional tem como objetivo premiar e divulgar a entidade gestora de referência no domínio da qualidade do abastecimento público de água.
Nas palavras do júri, o prémio atribuído aos SMAS de Almada “justifica-se pelo elevado cumprimento dos exigentes requisitos legais estabelecidos pela legislação nacional e comunitária, pela forma consistente como tem desenvolvido um conjunto de iniciativas conducentes a uma melhor informação sobre a excelente qualidade da água destinada ao consumo humano que chega às torneiras de todos os almadenses, e pelo esforço desenvolvido no aumento da aceitação da água da torneira pelo cidadão com o projeto Beba Água da Torneira”.
O prémio foi entregue ao Presidente do Conselho de Administração do SMAS de Almada, José Gonçalves
De salientar que, nos últimos oito anos, a expo conferência da água tem-se afirmado como um evento de referência na agenda do setor da Água em Portugal. Este ano, a conferência foi subordinada ao tema Soluções para a Sustentabilidade do Sector da Água.
Além do Barreiro e de Almada, também os municípios da Moita, Setúbal e Montijo receberam a distinção máxima pela qualidade da água. Os autarcas destes municípios falam em “investimento” e salientam a importância da população “saber o que consome”.


Agência de Notícias

Leia outras notícias do dia em www.adn-agenciadenoticias.com 

Comentários