Autoeuropa atinge os 10 milhões de peças exportadas

Fábrica de Palmela exportou 10 milhões de peças e construiu dois milhões de veículos

A Volkswagen Autoeuropa já produziu 10 milhões de peças para exportar e o carro 2 milhões. A empresa de origem alemã, com fábrica em Palmela, fabrica peças e ferramentas desde 2008 e está entre as maiores exportadoras do País. Para a empresa, este é "um marco histórico" a assinalar. Para Portugal, também. Isto apesar da quebra de produção em 20 por cento este ano, em Palmela.

Fábrica de Palmela já exportou 10 milhões de peças para outras marcas

“A diversificação do nosso negócio através da produção de peças e ferramentas para outras unidades de produção tem reforçado a nossa importância do Grupo Volkswagen, pois são poucas as empresas do grupo que detém esta capacidade tecnológica", assinalou António de Melo Pires, diretor-geral da Volkswagen.
Isto porque além de suprir as necessidades da linha de montagem de Palmela, fornece também as linhas de produção de vários modelos do grupo Volkswagen. Como as gamas Golf, Jetta, Touran, Tiguan ou Polo, bem como alguns modelos Sköda e ainda o Audi A3 e A1 ou o Porsche Cayman.
A empresa recorda, por outro lado, que "a produção de peças e ferramentas é, desde 2008, uma importante fonte de receitas". E, por isso mesmo, é “uma importante mais-valia que temos e continuaremos a desenvolver”, diz o responsável por esta unidade.
Para António de Melo Pires, este volume de produção é motivo de orgulho para todos os que contribuem diariamente para o sucesso da empresa: “É sem dúvida um número de que nos orgulhamos. Traduz o empenho e a dedicação dos nossos colaboradores no sentido de reforçar a posição da Volkswagen Autoeuropa como um símbolo de desenvolvimento sustentável e um importante polo gerador de riqueza para o país”, conclui o administrador geral da fábrica de Palmela.
Ao mesmo tempo, a fábrica produziu o automóvel 2 Milhões. É um Sharan 2.0 TDI Highline e saiu ontem das linhas de montagem daquela que é a primeira fábrica automóvel em Portugal a atingir este volume de produção.
Este contributo assume especial importância num momento em que as exportações portuguesas estão a ser a alavanca da economia. Em Outubro cresceram 4,2 por cento face ao período homólogo e, de acordo com o Banco de Portugal vão manter-se acima dos 5 por cento em toda a linha de previsão até 2015, sendo o valor mais alto atingido em 2013, de acordo com diversas estimativas.


Quebra de 20 por cento em 2013
Fábrica já construiu mais de 2 milhões de automóveis 
Apesar destes “números redondos”, já se sabe que o “gigante de Palmela” vai produzir menos carros este ano. A maior fábrica nacional vai produzir pouco mais de 90 mil veículos. Em 2014 a empresa poderá reforçar a exportação para a China e para outros mercados estratégicos.
A VW Autoeuropa vai terminar este ano com uma quebra de produção de 20 por cento. No total, vão sair de Palmela pouco mais de 90 mil carros, abaixo de 2012, ano que a maior fábrica portuguesa de automóveis produziu 112.550 unidades.
"Os números que temos apontam para que, no final de 2013, seja atingido um valor superior a 90 mil unidades", confirma João Delgado, director de comunicação da VW Autoeuropa.

A história da Autoeuropa
A Volkswagen Autoeuropa foi constituída em 1991, fruto de uma joint venture entre a Volkswagen e a Ford, naquele que foi o maior investimento estrangeiro até então realizado em Portugal. As primeiras versões do Sharan e do Galaxy saíram das linhas de produção de Palmela em Maio de 1995. Em 1996 a empresa passou a produzir também o SEAT Alhambra, modelo que veio partilhar a mesma plataforma dos Sharan e Galaxy.
Em 1999 o Grupo Volkswagen viria a assumir a totalidade do controlo do capital da empresa e seis anos depois o conceito monoproduto dá lugar a um modelo de trabalho multiproduto, marcado pelo início da produção do Eos, o primeiro descapotável do mundo com teto panorâmico. Em 2008 inicia-se a produção da segunda geração do Scirocco, modelo que regista grande sucesso nos mercados asiáticos, e em 2010 a Volkswagen Autoeuropa evolui para o conceito de produção em linha única, tendo sido lançada a terceira geração do Sharan e do Alhambra.
Recorde-se que os principais mercados de exportação da Volkswagen Autoeuropa são a Europa, a Ásia e a América do Norte, com países como a Alemanha, Japão, China e Estados Unidos no topo da lista.

 Agência de Notícias
Leia outras notícias do dia em www.adn-agenciadenoticias.com 

Comentários