CGTP anuncia manifestação para 26 de Novembro

Protesto reuniu centenas de pessoas junto à Assembleia da República

O secretário-geral da CGTP, Arménio Carlos, anunciou hoje a realização de uma manifestação para 26 de Novembro, em frente à Assembleia da República, dia da votação final global do Orçamento do Estado para 2014. Para a mesma data, a CGTP promove o "dia nacional de indignação, protesto e luta", com greves, paralisações e concentrações em todo o país.
 
Centenas de pessoas concentraram-se hoje em Lisboa 
“Porque nós somos homens e mulheres de palavra, a CGTP, nomeadamente, o seu conselho nacional reunido esta semana, decidiu propor a esta grande manifestação a realização de um dia nacional de indignação, protesto e luta para o dia 26 de Novembro, com greves, paralisações e concentrações em todas as regiões”, anunciou Arménio Carlos.
Durante a intervenção proferida por Arménio Carlos durante o protesto, que reuniu hoje centenas de pessoas junto à Assembleia da República, contra o Orçamento do Estado para 2014, o secretário-geral da CGTP anunciou, para a mesma data, uma nova jornada de luta.
Para o dia 26 de Novembro a CGTP propõe igualmente “a realização de uma grande jornada de luta, que ainda vai ser maior do que esta aqui na Assembleia da República, para dizer nesse dia que enquanto os deputados da maioria estão a aprovar o Orçamento do Estado, nós estaremos aqui para o rejeitar, para exigir a demissão do Governo e reclamar a realização de eleições antecipadas”, declarou o sindicalista.
Na sua intervenção, Arménio Carlos acusou o Governo de ter “uma marca de classes”, numa altura em que existe em Portugal “uma sociedade de classes, na qual a esmagadora maioria continua a ser explorada”.
“Este Orçamento, eles [o Governo] até o podem aprovar na generalidade, mas creio que estaremos todos de acordo que aprovando eles este Orçamento do Estado hoje podemos assumir aqui um compromisso coletivo: mesmo com a aprovação na generalidade, vamos continuar a rejeitá-lo”, afiançou Arménio Carlos.

 Arménio apela a Cavaco
O secretário-geral da Intersindical apelou à intervenção do Presidente da República, Cavaco Silva, para que solicite a fiscalização preventiva do Orçamento junto do Tribunal Constitucional.
“É preciso que o Presidente da República ouça aquilo que os portugueses dizem e utilize todos os mecanismos ao seu dispor para assegurar a Constituição da República Portuguesa”, declarou Arménio Carlos.
No entanto, e caso o Chefe do Estado não o faça, Arménio Carlos deixou a garantia de que a CGTP não vai baixar os braços.
“Aqui vos garanto! Se o Presidente da República não solicitar a fiscalização preventiva, a CGTP vai solicitar aos partidos da oposição para que avancem com a fiscalização sucessiva”, assegurou o líder da central sindical.
A proposta de Orçamento do Estado para 2014 foi hoje aprovada na generalidade pela maioria PSD/CDS-PP, com votos contra de toda a oposição e do deputado democrata-cristão eleito pela Madeira, Rui Barreto.


Agência de Notícias 

Comentários