Autarcas da Moita visitam Misericórdia de Alhos Vedros

Executivo municipal ao encontro das realidades da Santa Casa da Misericórdia

Dando continuidade às reuniões/visitas a instituições do concelho da Moita iniciadas neste mandato, o presidente da Câmara da Moita, Rui Garcia, acompanhado pelos vereadores Daniel Figueiredo e Vivina Nunes, visitaram o Lar São José Operário, na Baixa da Banheira, onde reuniram com os representantes da Santa Casa da Misericórdia de Alhos Vedros, entre os quais o Provedor Alberto Morgado.


Autarcas conhecem realidade da Santa Casa da Misericórdia 

Além de apresentar o novo executivo da Câmara Municipal e as áreas de gestão sob a responsabilidade de cada vereador, estes contactos “pretendem estreitar relações com as forças vivas do concelho e conhecer de perto as suas expetativas e dificuldades”, diz fonte oficial da autarquia da Moita.
Durante a reunião, o provedor da Santa Casa da Misericórdia, Alberto Morgado, agradeceu “a colaboração que a Câmara Municipal tem dado, ao longo dos anos, a todos os níveis”, seja através da cedência de terrenos onde “foram construídos grande parte dos seus equipamentos, seja através dos auxílios económicos e apoio a projetos que a instituição desenvolve, como o EcoLar”, disse Alberto Morgado que ainda explicou, em detalhe, algumas preocupações ao novo executivo municipal.

Misericórdia mantém respostas sociais apesar do contexto de dificuldades
A Santa Casa da Misericórdia de Alhos Vedros, uma instituição com mais de cinco séculos de presença no concelho, mantendo uma meritória obra social e, diz o Provedor, “substituindo-se muitas das vezes às competências próprias do Estado”. A Santa Casa apoia, atualmente, mais de 800 utentes, entre idosos e crianças, e emprega cerca de 400 trabalhadores, constituindo-se como um dos maiores empregadores do concelho.
“Vivem-se muitas dificuldades” afirmou o Provedor, dando conta ao presidente da Câmara da situação social que se vive no concelho. “Nos dias de hoje, a Misericórdia depara-se com o aumento de solicitações e é cada vez mais difícil conseguir dar resposta aos inúmeros pedidos de ajuda, nomeadamente de famílias que enfrentam dificuldades, em resultado do desemprego, dos cortes salariais e do aumento do custo de vida”, realça Alberto Morgado.
A Santa Casa de Alhos Vedros debate-se ainda com duas questões para as quais tem procurado soluções, como a recuperação do antigo hospital e da Capela da Misericórdia.

Câmara promete “apoio possível”
Presidente disponível para apoiar instituição 
Rui Garcia, manifestou a preocupação do Município, relativamente às dificuldades sentidas por esta instituição, cuja ação é de extrema importância para o concelho, e afirmou que, “dentro das suas responsabilidades e competências específicas, a Câmara Municipal irá continuar a prestar todo o apoio possível, nomeadamente no que diz respeito ao quadro de apoios financeiros e logísticos que sempre foram disponibilizados para as instituições sociais pela câmara”.
O presidente destacou ainda o papel da Rede Social do Município da Moita e a importância de, entre parceiros, se promoverem práticas ativas de solidariedade que pugnam pela valorização das comunidades.
A reunião terminou com uma visita às instalações do Lar São José Operário, na Baixa da Banheira, onde os eleitos contactaram com os trabalhadores da instituição.

Agência de Notícias
Leia outras notícias do dia em www.adn-agenciadenoticias.com 

Comentários