XII Quinzena da Educação começa na Moita

O regresso à escola num tempo de crise 

Para assinalar o início de mais um ano letivo no concelho da Moita e, simultaneamente, dar as boas vindas a toda a comunidade educativa, a Câmara Municipal volta a promover a Quinzena da Educação, já na sua 12ª edição, que, este ano, decorre de 12 a 26 de Outubro, em vários locais e com um conjunto diversificado de iniciativas inseridas na Receção aos Novos Alunos e na Receção à Comunidade Educativa.

Moita de portas abertas para receber a comunidade educativa 

“Num país onde em muitas escolas a abertura do ano escolar fica marcada pelo agravamento do desemprego entre os docentes, pelos atrasos na colocação de professores e educadores e consequente atraso do início das atividades letivas. Onde muitas famílias, num contexto de redução continuada ou mesmo de perda dos seus rendimentos, fazem um imenso esforço financeiro face às despesas inerentes à educação dos seus educandos. Todo este cenário confere, ao arranque do ano letivo, uma marca recorrente de imprevisibilidade e instabilidade”, diz Vivina Nunes, responsável pelo pelouro da Educação da Câmara da Moita.  
Para a autarca, “o retomar de rotinas e o confronto com a dureza e a intransigência da realidade que se impõe, num país onde as desigualdades sociais se acentuam acompanhados de uma queda sem precedentes da natalidade – reflexo das sérias dificuldades das famílias – tem efeitos imediatos no presente e na Escola anunciando gravosas consequências para o futuro de todos”.
Neste primeiro mês de aulas, diz a titular da pasta da educação do município da Moita, “este é o retrato do país, onde os municípios, à semelhança das escolas e das famílias, lutam e resistem para fazer face aos efeitos devastadores da nova ditadura dos números, procurando continuar a tornar possível aquilo que tantas vezes parece impossível, em defesa do presente e do futuro da Escola Pública, em prol dos seus munícipes e dos seus educandos”, conclui Vivina Nunes.

Os destaques do programa
Os alunos que ingressam no 1º ano do 1º ciclo do Ensino Básico têm direito a uma receção especial. A Receção aos Novos Alunos está marcada para os dias 16, 17 e 18 de Outubro, no Fórum Cultural José Manuel Figueiredo, na Baixa da Banheira, e inclui uma mostra de filmes do Festival de Animação de Lisboa “Monstrinha”.
A Receção à Comunidade Educativa começa amanhã (12) com uma Oficina Aberta dos Tocá a Rufar, a partir das 16 horas, na Capela de São Sebastião, na Moita. Para participar nesta oficina, dirigida a crianças (a partir dos 6 anos), jovens, pais e encarregados de educação, é necessário efetuar uma inscrição gratuita através dos telefones 210817000/210817019 ou do email: div.educacao@mail.cm-moita.pt.
Apresentação dos Projetos Municipais à Comunidade Educativa: 500 Anos do Foral de Alhos Vedros e 40 Anos do 25 de Abril, Oficinas de Ilustração “Peixe Japonês: Submergir nas Lendas e Histórias da Cultura Nipónica, O Desenho, o Papel e a Aventura da Imaginação”, Ciclo de Conversas “As Palavras são como as Cerejas (I) – “E Depois?”, “Ciclo de Conversas “As Palavras são como as Cerejas (II) – “Potencialidade Pedagógicas do Cinema e da Fotografia: A Experiência da Escola de Bordils com a Associação A Bao a Qu (Espanha), Ação de Formação “Os Artistas Habitam a Escola: Conceitos e Práticas a partir do Corpo e do Movimento”, Caminhada à Beira Tejo, Exposição sobre Projetos Educativos e a Exposição de Ilustração “Oriente” são as restantes iniciativas que completam o programa da XII Quinzena da Educação. 
Consulte AQUI o programa 


Agência de Notícias

Comentários