Voluntários limpam Praia dos Coelhos em Setúbal

Uma tonelada de lixo recolhida numa  manhã de outono

Uma ação de limpeza na Praia dos Coelhos, na Arrábida, realizou-se no último sábado de manhã, no âmbito da iniciativa “Amar Setúbal”, organizada pela Câmara de Setúbal e pela APAMB – Associação Portuguesa de Inspeção e Prevenção Ambiental. Ao todo, cerca de vinte voluntários, retiraram da praia – e zonas envolventes – cerca de uma tonelada de lixo.

Mais de vinte voluntários limparam Praia dos Coelhos, na Arrábida 

O balanço é, segundo a organização, “muito positivo”. Afinal, campanhas iguais a esta representam “menos lixo que fica a prejudicar o ambiente". O projecto "Amar Setúbal" tem vindo a realizar nos últimos tempos várias acções de limpeza, antes e depois da época balnear, nas praias de Albarquel, Figueirinha, Galapos, Portinho da Arrábida e Praia dos Coelhos.
"Estas iniciativas têm uma periodicidade regular, duas vezes por ano” mas Paula Pereira, uma das mentoras do projecto, já disse que “vou fazendo outras pelo meio". Um exemplo disso foi a limpeza realizada na Doca dos Pescadores, de onde foi retirado o lixo que se encontrava a boiar...
Para a organização estas acções “são muito importantes para sensibilizar as pessoas de que temos de preservar aquilo que é de todos e para todos e que temos de deixar uma pegada ecológica positiva para as gerações vindouras". O projecto conta com inúmeros voluntários e tem o apoio da APAMB - Associação Portuguesa de Inspecção e Prevenção Ambiental, da Câmara de Setúbal e da APSS - Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra. 
A mentora do projecto diz que parte dos resíduos recolhidos no sábado e outros que irão ser recolhidos dia 20 de Outubro,  na Doca dos Pescadores, são “para entregar ao grupo Auchan para a realização de uma escultura que vai ficar no Alegro", futuro centro comercial da cidade de Setúbal. 
As acções têm mobilizado o apoio de vários voluntários, de grupos e entidades que se envolvem nas iniciativas e providenciam materiais, como t-shirts, bonés, luvas, sacos do lixo e flyers, e apoio a meios de recolha do lixo no terreno e em via marítima, como a autarquia de Setúbal e a APPS.
Paula Pereira, eterna apaixonada pela cidade de Setúbal, já garantiu que vai continuar em prol de uma causa que é dela e de todos. Por uma cidade e por praias mais limpas.  


Agência de Notícias


Comentários