Seixal Jazz começou ontem em grande

Tim Berne Snakeoil inaugurou programa do Festival Internacional

A 14ª edição do Festival Internacional SeixalJazz arrancou esta quarta-feira, continuando a receber propostas na vanguarda do jazz e a criar aficionados. No Auditório Municipal do Seixal há coletivos nacionais e estrangeiros em palco e já há um público fiel que viaja até de longe para assistir aos concertos. Porém, o ritmo da música é também levado para dentro das escolas.

14ª edição do Seixal Jazz começa esta noite no Auditório Municipal 

A estreia do filme documental A Tensão Jazz e um concerto com o pianista argentino Pablo Lapidusas marcaram a apresentação do Festival Internacional SeixalJazz no dia 17 de Outubro No entanto, o programa oficial começa esta noite.
O trio do pianista Jason Moran e o lendário saxofonista Sam Rivers abrem hoje, a partir das 21h30, no Fórum Municipal, o 7.º Festival de Jazz do Seixal. Num encontro de gigantes, o jovem pianista e o octogenário soprador trarão a cumplicidade do talento e do improviso sob técnicas de vanguarda.
Amanhã, o guitarrista português Pedro Madaleno, à frente do seu quarteto, terá a oportunidade merecida de estar num grande evento.
O pianista Kenny Werner fechará a primeira parte do Seixal Jazz apresentando-se no sábado com o seu trio e mostrando a sua imprevisível capacidade improvisativa conjugada com técnica assombrosa.
Na segunda parte, o Quinteto de Ted Nash actua dia 30. Estamos perante um grupo formado por músicos que representam a nova geração ao mais alto nível. Para além do saxofone de Nash, o piano de Frank Kimbrough, o contrabaixo de Ben Allison e a bateria de Matt Wilson, levarão ao Fórum o jazz actual com toda a sua modernidade nos arranjos e nas actuações pessoais.
Sexta, 31, e sábado, 1, são dias para saborear o jazz mais “avant-garde”: Os Schulldogs, dos irmãos Schuller, e o Sexteto de Andrew Hill personificarão o que se faz de mais avançado no jazz. Com ele vêm alguns dos melhores intérpretes da actualidade: Marty Erlich em saxofones alto e soprano e clarinete, e o notável baterista Nasheet Waits.
Como sempre, as actividades paralelas são de grande importância para os músicos nacionais. Consagrados como o contrabaixista Carlos Barretto e jovens pianistas como Rodrigo Gonçalves e Filipe Melo, ocuparão as noites nos refeitórios da Mundet, onde será ainda possível visitar a exposição temática sobre a Blue Note.

Programa

TIM BERNE SNAKEOIL

23 de outubro quarta-feira . 22 horas
Tim Berne | saxofone alto
Oscar Noriega | clarinetes
Matt Mitchell | piano
Ches Smith | bateria

THE MINGUS PROJECT
24 de outubro quinta-feira . 22 horas
Nelson Cascais contrabaixo
Victor Zamora piano
Vasco Furtado bateria
Ricardo Toscano saxofone alto
Diogo Duque trompete

JOACHIM KÜHN
25 de outubro sexta-feira . 22 horas
Joachim Kühn piano
Daniel Humair bateria
Jean Paul Celea contrabaixo

DONNY MCCASLIN QUARTET
CASTING FOR GRAVITY
26 de outubro sábado . 22 horas
Donny McCaslin saxofone tenor
Jason Linder piano, fender rhodes,
sintetizadores
Rich Brown baixo elétrico
Jordan Perlson bateria

Outras atividades
29 de outubro | terça-feira | 14.30 horas | Auditório Municipal
O SeixalJazz Vai à Escola
Concerto comentado de encerramento do projeto O SeixalJazz Vai à Escola, com a participação do Quinteto do trompetista Gonçalo Marques, dirigido a alunos e professores, participantes nesta iniciativa.


Agência de Notícias


Comentários