ObservaNatura começa sábado na Herdade da Mourisca

Uma feira que promove o contacto com a natureza em pleno  Estuário do Sado

Observação de aves, fotografia, palestras, workshops e atividades de educação pedagógica e de turismo de natureza fazem parte da 5.ª edição da ObservaNatura, evento a realizar nos dias 12 e 13, na Herdade da Mourisca, em Setúbal. Alcácer do Sal, com a promoção do programa 5 Sentidos e Palmela, através da divulgação do Tourist Card, são duas presenças garantidas neste evento em pleno Estuário do Sado.

Durante a feira pode observar as aves do Sado 

A iniciativa, com as atividades centradas num recinto instalado próximo do Moinho de Maré da Mourisca, é organizada pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, Reserva Natural do Estuário do Sado e Troia Natura, em parceria com a Câmara de Setúbal e outras entidades.
A ObservaNatura é dedicada ao turismo ornitológico, uma modalidade do turismo de natureza com destaque para a observação de todo o tipo de aves, direta ou com recurso a binóculos ou a sofisticados telescópios de campo.
Mais de duas dezenas de intervenções, conduzidas por técnicos e especialistas nacionais e internacionais nas mais diversas áreas e atividades ligadas ao turismo de natureza, decorrem nos dias 12 e 13 numa tenda instalada na Herdade da Mourisca, denominada de Espaço ObservaNatura.
A sessão de abertura da feira, dia 12, às 10 horas, do conjunto de palestras agendadas conta com a participação da presidente da Câmara e Setúbal, Maria das Dores Meira, da presidente do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, Paula Sarmento, e de Célia Ferreira, da Sonae Turismo.
O evento a realizar na Herdade da Mourisca, com entrada gratuita, constituiu um ponto de encontro de agentes ligados ao turismo da natureza, no qual marcam presença mais de quatro dezenas de expositores de associações, empresas e outras entidades do setor, além de instituições públicas.

Feira com observação da Natureza
Na Loja da Natureza, espaço dividido entre o Moinho de Maré e o armazém, são disponibilizadas ao público publicações sobre as várias atividades que podem ser realizadas no âmbito do turismo de natureza, como percursos pedestres interpretativo e guias de natureza, entre outras informações.
O espaço da 5.ª edição da ObservaNatura, a funcionar a partir das 10 horas, com encerramento às 19 horas no dia 12 e às 18 horas a 13, dispõe de duas áreas de restauração, uma com serviço de almoços junto da Casa do Pão e outra uma esplanada perto do Moinho de Maré. O estacionamento custa um euro.
A possibilidade de contemplação de aves é um dos atrativos do evento, no qual existe um posto fixo de observação junto do Moinho de Maré, apetrechado com telescópios, binóculos e guias de campo, equipamentos que permitem vislumbrar algumas das aves do Estuário do Sado, como flamingos, garças e colhereiros.
As riquezas e potencialidades naturais da Herdade da Mourisca são exploradas com um conjunto de atividades, que incluem passeios pedestres, de charrete, de canoa e em kayak, demonstrações de segway e um voo cativo em balão de ar quente até uma altura de trinta metros.
Na feira é ainda possível frequentar um conjunto variado de minicursos, direcionados para os mais velhos, enquanto os mais novos têm oportunidade de participar num conjunto de oficinas pedagógicas no âmbito da educação ambiental e experimentar um percurso de obstáculos de cordas.

Alcácer do Sal mostra os 5 Sentidos
Municípios de Palmela e Alcácer do Sal estão na ObservaNatura
Uma das presenças certas na feira deste ano é da autarquia de Alcácer do Sal, presente pelo segundo ano consecutivo. O município vem divulgar as potencialidades do concelho para as atividades de ar livre em geral e de observação da natureza em particular, nomeadamente através dos passeios e visitas propostas no âmbito do Programa Turístico Alcácer dos 5 Sentidos.
“Esta área tem, aliás, suscitado um interesse crescente junto do público, acumulando vantagens no contributo para a preservação da natureza e da biodiversidade, bem como no envolvimento ativo das comunidades dos locais onde as atividades decorrem”, diz fonte da autarquia do litoral alentejano.
No stand de Alcácer do Sal, os visitantes “vão ter acesso a informação sobre este território, bem como conhecer alguns dos nossos produtos e actividades”, diz a mesma fonte.

Palmela divulga o Tourist Card
Palmela participa nesta feira com a apresentação de informação sobre o Palmela Tourist Card e trilhos da natureza (versão digital), guias de percursos (versão impressa) e passeios temáticos realizados pela autarquia no território do concelho, com destaque para a Arrábida, candidata a Património Mundial. Será, também, promovido um workshopsobre construção de ninhos, com oferta de kit e apoio na montagem, e realizado o Jogo da Glória sobre o Ambiente.
Mais informações da ObservaNatura AQUI

Agência de Notícias


Comentários