Almada, Montijo e Seixal recebem ambulâncias

Instituto Nacional de Emergência Médica melhora qualidade de emergência no distrito

O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) e o Ministério da Saúde português apresentaram na última semana o Plano de Reorganização e Crescimento dos Meios de Emergência Médica que prevê, para já, a atribuição de novas ambulâncias a três concelhos do distrito de Setúbal, entre 2013 e 2014. Seixal foi o primeiro a receber uma nova ambulância. Em 2014, os concelhos de Almada e Montijo também serão contemplados com ambulâncias.

INEM entrega novas ambulâncias no Distrito de Setúbal 

A primeira viatura foi entregue na terça-feira, à Unidade de Saúde da Torre da Marinha do Seixal. Trata-se de uma nova Ambulância de Emergência Médica que pretende reforçar a frota daquele concelho.
A autarquia do Seixal diz que "este novo meio de emergência funcionará todos os dias, numa fase inicial, no período compreendido entre as 8 e as 24 horas". De acordo com o protocolo estabelecido entre o INEM e o Agrupamento dos Centros de Saúde (ACES) de Almada-Seixal, "após um período de três meses de avaliação do serviço prestado e caso se mostre necessário", o veículo poderá passar a estar operacional durante 24 horas por dia.
O Seixal foi uma das localidades a receber uma das cinco novas ambulâncias de emergência médica, sendo que as restantes foram entregues aos serviços de saúde de Coimbra, Guimarães, Sacavém e Lisboa. "O INEM tem vindo a apostar, de forma significativa, numa constante melhoria da emergência médica pré-hospitalar em Portugal", salienta o instituto em comunicado.

Montijo e Almada irão receber ambulância em 2014
Em 2014, os concelhos de Montijo e Almada deverão também receber, cada um, um novo veículo de assistência médica do INEM, nomeadamente, uma Ambulância de Suporte Imediato de Vida e uma Ambulância de Emergência, de modo respectivo.
O INEM prevê ainda, para o próximo ano, a distribuição de 75 novas ambulâncias em todo o país, o que se traduz num investimento estimado de cerca de 4.5 milhões de euros. A data exacta e os valores de distribuição de viaturas de emergência médica por cada distrito ainda não estão definidos para já.
A introdução de novas viaturas "destina-se a dar resposta à abertura dos novos meios de emergência previstos para 2014, a substituir ambulâncias do INEM que apresentem maior desgaste e a reforçar o parque de viaturas de substituição de ambulâncias", explica Cátia Alves do Gabinete de Marketing e Comunicação do INEM.
O instituto conta neste momento com 56 Ambulâncias de Emergência Médica operadas pelo INEM, 265 Ambulâncias de Socorro em Corpos de Bombeiros, oito Motociclos de Emergência, 37 Ambulâncias de Suporte Imediato de Vida, 42 Viaturas Médicas de Emergência e Reanimação e cinco Helicópteros de Emergência, dois dos quais são partilhados com a Autoridade Nacional de Protecção Civil e um outro que permite transportar as vítimas até ao hospital de destino.


Agência de Notícias 

Comentários